
Santa Resistencia
SPFW N60
Foto: Gustavo Scatena/ @agfotosite
“Águas de Si: Quando a Mulher Veste Mar” é um mergulho na relação simbólica entre o feminino e o oceano. A estilista baiana Mônica Sampaio parte das chamadas “mulheres oceano”, figuras que atravessam mitos e culturas, da Grécia Antiga ao Brasil, como as sereias, Afrodite, Iemanjá e Iara, para refletir sobre força, espiritualidade e preservação ambiental.
A coleção da Santa Resistência combina artesania, sustentabilidade e inovação, com tecidos de algodão, liocel, seda e viscose. A paleta percorre tons de pêssego, azul, verde e dourado, enquanto o trabalho manual se manifesta em bordados marinhos, tramas de macramê e crochês esculturais.
A principal estampa nasceu da fusão de duas obras de Adriana Varejão, em diálogo entre corpo e oceano. Outras colaborações incluem Lilian Lima, que transforma escamas em superfícies translúcidas, e Marcela Citon, autora das aquarelas que deram origem a três estampas da coleção.
Fiel à proposta de uma moda colaborativa, Mônica envolve pessoas diversas, com histórias fortes e inspiradoras, que ajudam a costurar propósito, sensibilidade e identidade em cada criação. Afinal, é no encontro entre terra, água, arte, cultura e seres mitológicos que a criativa celebra o poder de renascer – como as ondas, que nunca deixam de voltar.
Veja alguns detalhes da coleção:
Ver essa foto no Instagram