Quem já vivenciou qualquer experiência relacionada à “Wicked” – seja nos palcos ou nas salas de cinemas, no Brasil ou no exterior – sabe que a história de Elphaba e Glinda move (e comove) multidões. E como no anúncio da turnê de um grande popstar, a empolgação do público brasileiro convenceu a produção de “Wicked: For Good” a iniciar a turnê de divulgação da produção por aqui. Foi assim que Cynthia Erivo desembarcou em São Paulo, para nesta terça-feira (05.11), apresentar o novo filme a um público sortudo: o primeiro no mundo a ver a novidade.
“Me surpreendi por quantas pessoas se conectaram com ‘Wicked’ – tanto as que viram a produção da Broadway, quanto as que não assistiram. Algo sobre essa história, esse filme, esses personagens realmente se conecta com as pessoas e sou mais do que agradecida por isso. É algo muito incrível de assistir acontecendo”, conta a atriz em entrevista à BAZAAR.
No dia 20 de novembro, o mundo se despede da parceria entre Cynthia e Ariana Grande, que levaram das telas para a vida a cumplicidade das duas bruxas que interpretam. A intérprete da icônica feiticeira verde afirma que é apaixonada pelo arco que a personagem enfrenta, do crescimento que precisa enfrentar às decisões que precisa fazer. “Ela é muito complexa e, de forma muito íntima, entendo o que significa ser diferente”, acrescenta.
Durante sua passagem pelo Brasil, a BAZAAR bateu um papo com Cynthia e seu glam team – o stylist Jason Bolden, a beauty artist Joanna Simkin, e a nail artist Shea Osea – sobre o visual criado para a première brasileira e, abaixo, divide um pouco dos bastidores da musa no País:
O look perfeito
Cynthia é uma mulher potente em todos os sentidos – da atuação à voz inebriante, passando pelo discurso em defesa aos direitos da comunidade LGBTQIA+ – e isso não é diferente no seu estilo. “Acho que sou ousada e brinco com as possibilidades da moda Avant Garde. Gosto de roupas e tento vestir o que me faz sentir mais como mim mesma, então não é necessariamente sobre achar a peça mais teatral, mas sobre achar o que me faz me sentir bem naquele dia”, explica a atriz.
Para o evento brasileiro, Cynthia e Jason Bolden escolheram um modelo feito especialmente para ela por Jean Paul Gaultier. Segundo o stylist, o processo foi muito simples, já que a dupla buscava algo mais sexy e moderno. “O que mais me chamou a atenção foi o top – ele é ousado e tem a cara do Brasil”, explica Bolden. Já Cynthia revela que se apaixonou pelo visual por ser diferente de tudo o que já usou: ousado, mas muito cool ao mesmo tempo. “Me parece a cara do Brasil.”
O profissional afirma que, mesmo com cores mais escuras e silhuetas ousadas, nada do que Cynthia Erivo usa para divulgar “Wicked” carrega características de method dressing e, sim, apenas seu estilo individual. Caso alguém queira levar um pouco de Elphaba para seu guarda-roupa? “Simplesmente seja você! É apenas nisso que focamos quando nos arrumamos para esses momentos grandiosos”, afirma Bolden.
Ritual de beleza
“Na verdade, não tenho exatamente um ritual. Tento manter tudo calmo e tranquilo. Normalmente, começo o dia com exercício físico, de preferência seguido por uma drenagem linfática. Como algo leve junto com meu chá, que está comigo em todas as situações. Só então, vou fazer uma massagem facial, e cabelo e maquiagem. Eu mesma raspo o meu cabelo no dia do evento para que tenha um acabamento fresco. E é isso. Tento me vestir o mais próximo do evento possível, para que não gaste muito tempo com o look e me sinta mais especial. Antes de me trocar, meu time se junta para termos um momento gostoso antes de sairmos para o grande evento. Assim que estou para sair pela porta, o passo final da preparação é meu perfume”, revela Cynthia.
Joanna Simkin é sua parceira nesses momentos e mergulhou de cabeça na evolução de Elphaba para esta nova turnê. Enquanto a divulgação do primeiro filme ganhou visuais mais suaves, com a fama errônea que a personagem ganha de má, a beauty artist cria uma beleza mais densa. “A proposta era transmitir um ar descolado, com um toque de soft goth. Para reforçar essa transformação, quis trabalhar com tons acinzentados frios e um delineado esfumado, sem abrir mão do visual estruturado que já é assinatura de Cynthia”, relata.
A maquiadora trabalha lado a lado com Jason para criar os visuais da atriz, sempre em busca de makes que valorizam as peças escolhidas, sem sobrecarregar o look. “O visual dela no dia a dia já é uma forte afirmação – e nunca quero que ela sinta que está usando uma fantasia. Valorizar sua beleza natural é sempre a nossa prioridade.”
O segredo para replicar o visual? “Escolha um lápis kajal macio e fácil de esfumar, em um tom de carvão ou cinza (eu usei o “Night Flash”, da Victoria Beckham Beauty). Aplique na linha d’água dos olhos e, com um pincel pequeno ou com o dedo, vá levando a cor para fora, ao longo da linha inferior dos cílios, para abraçar o contorno dos olhos e criar aquele efeito de ‘olhos do dia seguinte’. Imagine o aspecto do delineador quando você (e eu não recomendo isso de forma alguma!) dorme maquiada. É esse visual cool, com uma pegada soft goth, que buscamos com essa técnica”, entrega Joanna.
Já virou marca registrada: as unhas
E é claro que quando o assunto é Cynthia Erivo, as unhas não ficam em segundo plano. Para o Brasil, Shea Osea criou algo vibrante, que adicionasse elegância ao visual, com um toque de diversão. As cores e finalização são inspiradas no calor tropical do País. Trabalhar com a Cynthia é sempre uma felicidade criativa. Ela sempre teve muito apreço pelos detalhes, então cada design se torna parte de uma narrativa maior”, revela a nail artist.
“As unhas da estreia de ‘Wicked’ sempre terão um lugar especial no meu coração. Eram longas, no formato coffin, e inspiradas na transformação de Elphaba — com uma fusão de verde-esmeralda, rosé gold e preto, além de detalhes desenhados à mão e, claro, alguns diamantes. Foram horas de rascunhos, que achei uma parte divertida e até terapêutica do processo”, revela Shea.









