
Dining Chairs – Foto: Frank Lloyd Wright Foundation
Nascido em 1867, o arquiteto norte-americano Frank Lloyd Wright construiu uma obra pautada pela busca da “arquitetura orgânica” — conceito que defendia a harmonia entre o edifício, o interior e o entorno dele. Obras como a Robie House, em Chicago, e a Fallingwater, na Pensilvânia, podem traduzir esse princípio de integração espacial, mas também revelam uma face menos lembrada de Wright: seu olhar para o mobiliário.
É esse aspecto de seu trabalho que agora ganha destaque na exposição “Frank Lloyd Wright: Modern Chair Design”, em cartaz no Museum of Wisconsin Art (MOWA), em West Bend, nos Estados Unidos, até janeiro de 2026. A mostra reúne quarenta cadeiras e mesas projetadas pelo arquiteto entre 1911 e 1959, além de peças que nunca tinham sido produzidas e foram reconstruídas a partir de desenhos originais.

Chair and Table – Foto: Museum of Wisconsin Art
A curadoria propõe enxergar as peças como componentes estruturais da arquitetura proposta por Wright — em muitos casos, as formas rígidas e verticais são parte de uma lógica de coerência com o ambiente. Documentos, fotografias e croquis complementam a narrativa, permitindo que o público acompanhe a evolução de seu mobiliário ao longo dos anos.
S. Lloyd Latof, bisneto de Wright, fez parte de um time de três marceneiros que reconstruiu algumas das peças em colaboração com o MOWA, que agora integra essa coleção ao seu acervo permanente.
Frank Lloyd Wright: Modern Chair Design
Data: 04/10 a 25/01
Local: Museum of Wisconsin Art
Endereço: 205 Veterans Ave, West Bend

