Por Luiza de Beaurepaire
Cigarros, chicletes mastigados sem parar e olhos atentos a qualquer peça abotoada errada. Horas antes do desfile começar, Thiago Marcon, de 30 anos, estilista de Ellus 2nd Floor, fica sério, não fala muito , mexe no colar pendurado no pescoço o tempo todo e mantém um olhar apreensivo.
Acompanhamos Marcon horas antes da grife entrar na passarela abrindo o Fashion Rio edição verão 2014 e descobrimos o que acontece nesses minutos finais – aquele friozinho na barriga clássico que toma conta de todos no backstage.

Thiago Marcon respira um pouco fora do backstage da 2nd Floor – Foto: Anna Clara Carvalho/Harper’s Bazaar
17h50: Deixa um pouco o backstage da 2nd Floor para fumar um cigarro conversando com os amigos.
18h: Vai para a sala de desfiles acompanhar a montagem e o ensaio final – com trilha e iluminação. Nessa hora, modelos desfilam com roupas comuns, levam broncas e andam de sandálias de dedo. Enquanto isso, Marcon fica sentado na fila A (ainda vazia e escura), conversando com os amigos e com o maquiador Robert Estevão.
18h15: Atende a imprensa, explica o conceito da coleção, mostra para os repórteres a ordem dos looks a serem desfilados.
18h40: A sala já fica cheia, com muitos jornalistas, fotógrafos e assessores. Os modelos ficam em pé ou sentados no chão, conversam entre si e esperam o momento do desfile. Durante esse tempo todo, Thiago não para de dar entrevistas!
18h45: O backstage é esvaziado e a imprensa deve sair para a troca de roupa dos modelos.
18h50: Todos os presentes no backstage estão envolvidos nos ajustes finais. Thiago olha atento a tudo. Vez ou outra, corrige alguma peça desabotoada ou algo que foi colocado de maneira errada. É uma grande correria e a fila com a ordem do desfile começa a ser formada.
19h10 : A fila já está formada, a sala de desfiles já foi aberta e os modelos se encaminham pra a boca de cena. O estilista anda de um lado para o outro e parece olhar para todos os modelos para que tudo saia impecável.
19h20: Começa o desfile e os maquiadores ficam a postos o tempo todo para corrigir qualquer maquiagem borrada.
19h32: Tudo termina bem, Thiago faz cara de satisfeito e os modelos entram aplaudindo o estilista. É hora de ser recebido pelos amigos, tirar fotos com todos e dar as entrevistas finais.
“Faço tudo com muita paixão. Estou pensando nessa coleção desde novembro do ano passado. Isso me dá uma segurança, mas, ao mesmo tempo, eu fico um pouco angustiado. Tudo o que acontece no backstage antes do desfile é tão rápido que preciso ficar atento. Dependo de muitas pessoas (modelos, maquiadores, costureiras, assessores) e tento controlar tudo, mas já aprendi que isso é impossível”, diz o estilista, soltando uma risada aliviada e satisfeita.