
Cena de “Paris-Manhattan” de Sophie Lellouche, um dos destaques da edição 2012 do Festival Varilux de Cinema Francês – Foto: Reprodução
por Anna Del Mar
O Festival Varilux de Cinema traz a cada ano uma seleção com clássicos e revelações do cinema francês. Em 2013, o evento acontece durante os dias 1º e 16 de maio em mais de 45 cidades do Brasil, com o patrocínio da Embaixada da França no Brasil e da Aliança Francesa. Os cineastas Philippe le Guay, Agnès Jaoui, Jean-Pierre Améris e Benoît Jacquot já confirmaram presença no Brasil, assim como os atores Léa Seydoux e Arthur Dupont. A lista oficial com os 12 filmes participantes desta edição foi divulgada no começo do mês, e Bazaar selecionou 5 filmes imperdíveis. Confira abaixo:
Anos Incríveis (2012)
Com a popularização das filmadoras portáteis, um grupo de amigos decide criar seu próprio canal de televisão e incentivar uma revolução. Assim nasce a anarquista e provocadora Télé Gaucho. Comédia, filmada por Michel Leclerc com Félix Moati, Sara Forestier, Eric Elmosnino, Maiwenn e Emmanuelle Béart no elenco
Aconteceu em Saint Tropez (2012)

Monica Belluci como Giovanna em cena de “Aconteceu em Saint Tropez”, de de Danièle Thompson – Foto: Reprodução
Um filme de Danièle Thompson com participação especial de Monica Bellucci. A história gira em torno da relação dos irmãos Roni (Kad Merad) e Zef (Eric Elmosnino). Os dois se detestam e a situação piora quando Roni decide casar a sua filha no mesmo dia em que Zef enterra sua esposa. A partir deste momento, uma série de eventos caóticos vão tirar a família dos eixos. Mas eventos inesperados podem acabar gerando uma história de amor, ou até mesmo duas.
Camille Claudell 1915 (2013)
Juliette Boniche interpreta a escultora Camille Claudell e a vida solitária e reclusa que levou durante o inverno de 1915, quando foi internada pela família em um manicômio no sul da França e aguardava a visita do irmão, Paul (Jean-Luc Vincent).
Prenda-me (2012)
Vários anos após a morte do marido, uma mulher (Sophie Marceau) decide ir à polícia e dizer que, contrariamente ao laudo criminalístico, seu homem não teria cometido suicídio, mas foi empurrado por ela mesma da janela do 8º andar. Diante desta confissão inesperada, a delegada (Miou-Miou) começa a duvidar: qual seria o real motivo desta confissão? A delegada decide então investigar o caso, descobrindo toda a verdade por trás do assassinato. Começa um jogo de poder e manipulação entre as duas mulheres, do qual apenas uma sairá vencedora. De Jean-Paul Lilienfeld.
Renoir (2012)
Côte d’Azur, 1915. Pierre-Auguste Renoir (Michel Bouquet) é atormentado pela morte da esposa, as dores da artrite e a preocupação com o filho Jean (Vincent Rottiers), ferido na guerra. Eis que surge em sua vida Andrée (Christa Theret), uma jovem bela e radiante que desperta no pintor uma inesperada energia. Rejuvenescido, Renoir a torna sua musa, mas o paraíso logo será abalado pela volta de Jean, que também se rende aos encantos da misteriosa ruiva.
Prepare a pipoca!