Por Vânia Goy
Oscar Blandi, cabeleireiro italiano radicado em Nova York, é expert em cortes e penteados transformadores dignos dos red carpets mais importantes do mundo. Na sua lista de clientes entram mulheres como Sienna Miller, Michelle Williams, Sofia Vergara, Jessica Biel e Nicole Richie (lembra quando ela trocou as extensões pavorosas por um chanel elegante, que impulsionou a onda de cortes médios?).
Ele também assina uma premiada linha de hair cosmetics – com gosta de chamar seus produtos. “Meu pai, mestre nessa profissão, ensinou que eu não deveria criar nada se não fosse absolutamente novo”, disse à Bazaar. “Lembro que os primeiros produtos nasceram em 2005 e a Sephora comprou um lote antes mesmo das embalagens estarem definidas.” Bazaar ama, por exemplo, o Dry Shampoo em suas diferentes versões: em pó e spray, perfeitos para renovar os fios depois de uma longa viagem de avião ou em um dia apressado, quando você precisa dispensar a lavagem.
De passagem pelo Brasil para comemorar um ano de aniversário da Sephora no país, o especialista compartilhou seis dicas valiosas na hora de cuidar e ajeitar os fios:
1. “Não espere que apenas um produto vá fazer milagres. Arrumar o cabelo é como fazer a maquiagem: há produtos para os olhos e lábios assim como os ideais para as pontas e para as raízes.”
2. “Não lave o cabelo diariamente: não há coloração que resista à tantas lavagens! Experimente alternar os dias e usar o xampu seco para eliminar a oleosidade e garantir volume.”
3. “Não deposite pomadas e leave-ins na palma das mãos. Primeiro porque essa região do corpo é mais quente e tende a absorver uma parte do produto. Mais: você não alcança os fios com a palma. Concentre o produto apenas nos dedos.”
4. “Cuide dos seus fios como você cuida da sua pele do rosto. Antes de usar ferramentas quentes, como o secador, prancha ou babyliss mantenha ele protegido. Já imaginou encostar algo quente na sua pele? Ela não resiste. O seu fio também não resistirá por muito tempo.”
5. “Menos é sempre mais. Hoje, as fórmulas são muito tecnológicas e porções mínimas dão conta do recado. Pense que cabelo é como maquiagem: em três horas, tudo começa a desmoronar, especialmente se você exagerou na dose.”
6. “Assim como a pele, os seus fios também ficam estressados. Se, por acaso, você acordou um dia e não conseguiu domar a sua franja por nada desse mundo, nem com a ajuda de secador, prancha e todos os leave-ins do mundo, deixe-a descansar. Acalme-os com um hidratante e só.”