
Chef Mariana Fonseca. Foto: Divulgação
No Brasil, o império da gastronomia mediterrânea tem rosto e sobrenome: Mariana Fonseca. A chef, também empreendedora, comanda três dos principais hotspots do gênero em São Paulo: Myk, o Kouzina e o Fotiá.
Com influências mineiras e italianas pela família, os aprendizados ancestrais são parte do ingrediente de Mariana nessa jornada, iniciada ainda aos 18 anos. Adicione na receita viagens pelo mundo, uma longa temporada nas terras gregas, e o resultado foi amor à gastronomia mediterrânea.
Até então pouco explorada em São Paulo, sua nova base após conhecer a Grécia como a palma da mão, seu olhar empreendedor também enxergou que esse era um ingrediente que faltava no setor gastronômico da cidade.

Culinária grega. Foto: Divulgação
Em 2013 nasce o primogênito MYK, restaurante conhecido e consagrado como o primeiro grego contemporâneo no Brasil, com um menu de receitas autorais mais elaboradas e inspiradas, principalmente, na gastronomia de Mykonos.
Dois anos depois, Mariana expande ainda mais a percepção da cultura grega no Brasil com um novo conceito: o Kouzina, gastronomia grega tradicional, com pratos típicos descomplicados.
Ao final de 2018, o Fotiá abre as portas, abraçando mais ainda a diversidade da gastronomia grega, onde a chef traz um repertório de receitas autênticas, tendo o fogo como um dos principais tempero dos pratos.

Chef Mariana Fonseca. Foto: Divulgação
Com seu primeiro restaurante completando uma década, e a consolidação do Kouzina e Fotiá, o trio atualmente já alcança a incrível marca de 20 mil pratos servidos mensalmente junto a uma equipe de 150 colaboradores, mas não deve parar por aí. A jovem chef segue com o objetivo de ampliar ainda mais os horizontes dos sabores e unir novos paladares em sua jornada.