Bazaar Art discute a ligação entre arte e tecnologia durante a SP-Arte

Ana Carolina Ralston comandou o papo com Marcello Dantas e Fernando Velázquez

by Marcela Palhão
Foto: Lu Prezia

Foto: Lu Prezia

Nesta sexta-feira (05.04), Ana Carolina Ralston comandou um talk sobre arte e tecnologia, na Arena Iguatemi, dentro da SP-Arte em São Paulo. Como convidados, a curadora da Bazaar Art recebeu o curador Marcello Dantas e o artista Fernando Velázquez, que discutiram qual o papel do desenvolvimento tecnológico em obras, artistas e na apreciação da arte.

SIGA A BAZAAR NO INSTAGRAM

Para Dantas, arte e tecnologia nunca estavam separadas, ao contrário, elas andam juntas e uma empurra a outra. “É possível fazer arte fora do seu tempo? Hoje em dia, o que domina nossa vida é a tecnologia, os algoritmos… se um artista foge dela, está fora de seu tempo”, refletiu o curador. Para ele, as mudanças tecnológicas não são um fim, mas um meio de se expressar.

Fernando Velázquez, Ana Carolina Ralston e Marcello Dantas - Foto: Lu Prezia

Fernando Velázquez, Ana Carolina Ralston e Marcello Dantas – Foto: Lu Prezia

Velázquez evoluiu sua arte aos poucos com a tenologia e, atualmente, cria um trabalho maravilhoso ao misturar pintura e algoritmos. Para ele, a complexidade e profundidade de cores criadas com a ajuda dos códigos, que nem são os mais complicados, têm um resultado que é praticamente infinito de ser criado com métodos tradicionais.

Quando Ana Carolina questiona Dantas sobre a criação de experiências e obras emersivas, o curador reflete que a primeira e mais velha obra emersiva que existe é a arquitetura. Para ele, a tecnologia possibilita que exposições avançadas sejam entendidas. “Precisamos educar o olhar, atrair o público mais jovem. A arte atende a uma pequena parcela da população mundial. Se podemos usar algo, neste caso a tecnologia, que torne a arte tangente, é um serviço incrível”, conclui Dantas.

Leia mais:
Arte usa tecnologia para ampliar as sensações
SP-Arte: Bazaar e Iguatemi levam a feira grandes nomes da moda e arte
Hype Bazaar: veja o roteiro de três exposições de artes visuais