Durante a SP-Arte, realizada entre 12 e 15 deste mês, galerias, museus e eventos agitam a cidade e oferecem um calendário recheado de exposições. Bazaar seleciona cinco artistas mulheres que se apresentam na feira e abrem, ao mesmo tempo, mostras espalhadas pela cidade
Carla Chaim
Papel, fotografia e ações no espaço compõem a produção da paulistana, que trabalha com a noção do desenho como vestígio ou ampliado no espaço. Repetição e controle são dois conceitos que permanecem em sua obra. Ela inaugura sua segunda individual na Galeria Raquel Arnaud, com produções em papel e outros suportes. E lança, durante a feira, uma publicação editada pela Cobogó, que reúne trabalhos produzidos ao longo de seus últimos dez anos de carreira.
Liliana Porter
A artista aborda noções de realidade e representação, com doses de humor e ironia. Nascida em 1941, em Buenos Aires, e radicada nos Estados Unidos, seus trabalhos estão reunidos no estande da galeria Luciana Brito, que a representa, e também em sua nova retrospectiva, com obras históricas produzidas de 1970 até os dias de hoje, que oferecem ao público um panorama de sua produção.
Julia Kater
Ela nasceu em Paris, mas veio para São Paulo logo cedo, onde estudou Fotografia. Em sua obra, trabalha com questões ligadas à fotografia, com cenas de paisagens interrompidas por colagens, recortes e sobreposições. São temáticas que falam sobre a memória, o esquecimento e o próprio olhar. Representada pela curitibana SIM Galeria, ela participa da exposição que inaugura a nova sede do espaço, em São Paulo.
Sara Ramo
Diversos elementos e cenários do cotidiano são recolhidos pela artista, que os desloca de seu contexto original para transformá-los em obras a partir de fotos, vídeos, esculturas e instalações. Durante a SP-Arte, obras da espanhola que mora em Belo Horizonte estarão presentes no estande da Fortes D’Aloia & Gabriel, ao mesmo tempo em que abre individual na galeria.
Gabriela Machado
Conhecida por pinturas em grande escala, a artista catarinense trabalha com elementos vibrantes em um diálogo com a paisagem. Atualmente, se concentra em trabalhos menores, tema da nova individual que a artista abre na Galeria Marcelo Guarnieri. A mostra reúne obras produzidas entre 2013 e 2018. Com o mesmo recorte, Gabriela Machado lança, durante a feira, uma nova publicação sobre seu trabalho.