Foto: parismuseescollections.paris.fr/
Foto: parismuseescollections.paris.fr/

Nesta semana, os museus de Paris adicionaram ao domínio público 100 mil cópias digitais de suas obras de arte, tornando-as gratuitas e irrestritas para o público baixar e usar. De “Setting Sun on the Seine at Lavacourt”, de Claude Monet, e “Portrait of Ambroise Vollard”, de Paul Cézanne, a coleção contém trabalhos de artistas como Gustave Courbet, Victor Hugo e Rembrandt, que estão alojados em 14 museus de Paris, como o Museu de Arte Moderna, Petit Palais e até as catacumbas.

SIGA A BAZAAR NO INSTAGRAM

Cada arquivo contém a imagem de alta resolução, uma descrição sobre a peça e a localização da obra original, além de um histórico de exposições e dicas de citação.

A maioria das imagens disponíveis no momento captura trabalhos em 2D, embora existam arquivos de menor resolução disponíveis para peças que ainda não são de domínio público, proporcionando aos visitantes do site a chance de visualizar mais das coleções dos museus.

O site também oferece exposições virtuais, com um projeto centrado nas coleções da Maison de Victor Hugo atualmente em exibição.

Esta não é a primeira vez que museus liberam arquivos digitais de obras de arte para domínio público. A boa notícia é que cada vez mais o acesso à arte se torna liberado para que as pessoas baixem e possam absorver mais cultura.  Estudiosos e amantes da arte podem usar o portal como uma ferramenta para revisitar as obras que moldaram – ou abalaram – a história da arte.