Adriana Lerner na porta da Art Basel – Foto: Arquivo Pessoal

Por Adriana Lerner (@arrivalsgate)

A semana de arte de Miami está de volta e na sua forma total! A cidade já esta lotada, engarrafada e as instalações de arte montadas por toda parte. E prepare-se para uma overdose de NFTs!

Quando estou em Basel, na Suíça, para a cobertura da maior e mais importante feira de arte contemporânea do mundo, eu digo que estou na Art Basel. Mas na primeira semana de dezembro, quando acontece a edição de inverno da Art Basel em Miami Beach, é mais apropriado dizer que estou em Miami para a Semana de Arte.

Resumir esta verdadeira maratona, que acontece no Centro de Convenções de Miami Beach – a Art Basel – é deixar de lado mais de 10 feiras satélites, novas exposições nos museus da cidade, visitas a coleções privadas que se preparam para esta semana e incríveis instalações por toda a cidade. Lojas de consagradas ou emergentes marcas também participam, lançando suas parcerias com artistas em eventos badalados.

Durante esta semana, conseguir uma vaga para estacionar o carro é tão difícil quanto conseguir o cartão VIP da Art Basel – o passe mais valioso desta semana, pois abre literalmente e gratuitamente todas as portas de feiras, museus e coleções privadas em horários especiais.

Nós, da Bazaar, montamos este guia para você que vai estar em Miami planejar a semana com antecedência e aproveitar ao máximo sua experiência – com um tênis ou calçado muito confortável nos pés – pois é assim que se reconhecem os habitués das feiras e você vai conseguir chegar ao final da maratona de arte no domingo (05.12)

Quer fazer a mesma maratona, mas não vai estar em Miami neste período? Leia o guia abaixo e acompanhe diariamente os nosso Stories em @bazaarbr a partir do dia 29 de novembro.

Índice Geral:

MIAMI BEACH
MIAMI BEACH / Art Basel
MIAMI BEACH / Feiras
MIAMI BEACH / Museu
MIAMI BEACH / Faena District

DESIGN DISTRICT
DESIGN DISTRICT / Instalações e Exposições
DESIGN DISTRICT / Museu
DESIGN DISTRICT / Coleções Privadas
DESIGN DISTRIC / Istituto Marangoni Miami

WYNWOOD
WYNWOOD / Feiras
WYNWOOD / Coleções Privadas
WYNWOOD / Visita a atelier de artistas

ALLAPATTAH
ALLAPATTAH / Coleções Privadas
ALLAPATTAH / Superblue

DOWNTOWN MIAMI
DOWNTOWN MIAMI / Feiras
DOWNTOWN MIAMI / Museu
DOWNTOWN MIAMI / prédio da Bacardi

KEY BISCAYNE / VIRGINIA KEY / Art With Me

GALERIAS
OUTROS MUSEUS

Já que tudo começou com a Art Basel…

MIAMI BEACH / Feiras

ART BASEL
2 – 4 dezembro, (VIP 30 novembro e 1 dezembro)
Miami Beach Convention Center
1901 Convention Center Drive, Miami Beach
Mais informações: artbasel.com/miami-beach

A Art Basel Miami Beach é a maior feira de arte contemporânea da América do Norte, com quase 270 galerias de 33 países e territórios exibindo obras de mais de 4.000 artistas no reformado Centro de Convenções de Miami Beach. Sua origem esta em Basel, na Suíça, onde a feira foi fundada em 1970 por um trio de galeristas suíços: Ernst Beyeler, Trudi Bruckner e Balz Hilt.

Realizada todo mês de junho, a Art Basel atrai cerca de 93 mil participantes ao espaço de exposições Messe Basel, tornando-a a mais importante feira de arte contemporânea do mundo. Messe Basel foi projetado pelos arquitetos suíços Herzog & de Meuron, vencedor do prêmio Pritzker. O trabalho deles pode ser visto em Miami no 1111 Lincoln Road, um edifício garagem na esquina da Alton Road com a Lincoln Road, PAMM (Perez Art Museum Miami) e mais recentemente o icônico Jade Signature, prédio residencial em Sunny Isles Beach.

Em seu 19º ano, a edição de Miami Beach da Art Basel acontece todo mês de dezembro, quando as principais galerias da América do Norte, América Latina, Europa e Ásia mostram um trabalho significativo dos mestres da arte moderna e contemporânea, bem como da nova geração de estrelas emergentes. Pinturas, esculturas, instalações, fotografias estão em exibição no principal salão de exposições.

A feira, com mais de 46 mil metros quadrados, está dividida em espaços, cada um com seu curador: Galleries, Nova, Position, Edition, Meridians, Survey, Kabinett e as revistas de arte no setor Magazines. Há também uma série de conversas ao longo da semana, variando de painéis a palestras.

Em Basel eu tenho minha feira preferida: A Unlimited, que pertence a Art Basel. Ela foi trazida em 2019 para Miami Beach com o nome de Meridians. Com curadoria de Magalí Arriola, a Meridians apresentará esculturas e pinturas em larga escala, instalações, projeções de filmes e vídeos e performances ao vivo no novo Grand Ballroom do Miami Beach Convention Center (MBCC), que possui cerca de 6.000 m² de espaço e está diretamente conectado às principais salas de exposições. O novo espaço inaugurado em 2019 – resultado da extensa reforma do MBCC – permite que a Art Basel introduza um novo setor de obras de arte que ultrapassa os limites de um layout tradicional de feira de arte. A Meridians fornecerá às galerias uma oportunidade única de apresentar obras ambiciosas e monumentais na edição de Miami Beach. O brasileiro Maxwell Alexandre (Galeria A Gentil Carioca) e Janaina Tschape (Galeria Sean Kelly) estão entre os 16 artistas selecionados para a segunda edição da Meridians.

Neste ano, 14 galerias brasileiras estão presentes na feira:

GALLERIES

– A Gentil Carioca

– Luciana Brito Galeria

– Casa Triangulo

– Galleria Continua

– Galeria Estação

– Fortes D’Aloia & Gabriel

– Gomide & Co

– Galeria Jaqueline Martins

– Mendes Wood DM

– Galeria Millan

– Galeria Nara Roesler

– Galeria Luisa Strina

POSITIONS

– Central Galeria

MERIDIANS

– Maxwell Alexandre, A Gentil Carioca

– Janaina Tschape, Galeria Sean Kelly

KABINETT

– Antonio Henrique Amaral, Casa Triangulo

– Miguel Bakun, Simões de Assis Galeria de Arte

Para ver a luz do dia e descansar um pouco da exaustiva caminhada pela Art Basel, sugiro um leve almoço no café montado durante a semana no Miami Beach Botanical Garden, bem em frente à entrada do Convention Center e da feira Design Miami. E aproveite para conhecer este lindo jardim, projetado pelo incrível paisagista Raymond Jungles, pupilo de Burle Marx.

E como a semana de arte em Miami apresenta muito mais do que acontece dentro do centro de convenções, vamos ver design, conhecer feiras com preços mais acessíveis e entender como a cidade se transforma nesta semana tão especial.
A ordem é apenas minha sugestão, mas está separada por área para otimizar seu tempo no trânsito caótico da cidade.

Design Miami / 30 – 5 dezembro
Meridian Avenue e 19th Street (em frente ao Miami Beach Convention Center)
Mais informações: designmiami.com

A Design Miami acontece durante a Art Basel em Miami e em Basel, na Suíça, em junho, se tornando o principal local de exibição e discussão sobre o design colecionável. Como novidade, a Design Miami sera’ a primeira grande feira a aceitar criptomoeda como forma de pagamento.

Design Miami é mais do que um mercado de design, em que as principais galerias do mundo se reúnem para apresentar exposições com qualidade de museu de móveis do século 20 e 21, iluminação e objetos de arte. A feira cria colaborações com designers e instituições de design, painéis e palestras com grandes nomes dos mundos do design, arquitetura, arte e moda e trabalhos exclusivos de designers e arquitetos, incluindo alguns emergentes.

A Mercado Moderno estará presente nesta edição apresentando o trabalho de Ines Schertel (Brazilian Warmth).

Untitled
30 novembro – 5 dezembro
Ocean Drive e 12th Street (na praia)
Mais informações: untitledartfairs.com/miami-beach

Este ano, mais de 145 galerias internacionais da Untitled nas areis de South Beach, com quatro curadores convidados para comemorar a 10ª edição da feira e um ambicioso novo setor Nest para apoiar galerias emergentes, coletivos e organizações sem fins lucrativos.

A curadoria, iluminação e a vista da feira são impecáveis!

Portas Vilaseca é a galeria brasileira presente nesta edição da Untitled.

Scope
30 novembro – 5 dezembro
Ocean Drive and 8th Street (na praia)
Mais informações: scope-art.com

A SCOPE acolherá 140 expositores. A brasileira Martha Rieger, escultura e ceramista, estará presente na galeria Meijler Art (Tel Aviv / Israel).

Ink Miami Art Fair
1 – 5 dezembro
Dorchester Hotel, 1850 Collins Avenue
A entrada é gratuita
Mais informações: inkartfair.com

MIAMI BEACH / Museu

The Bass Museum of Art
2100 Collins Av.
Mais informações: thebass.org

Situado no interior de um edifício Art Déco da década de 30, o The Bass reabriu em 2017 após uma reforma. Situado no Collins Park, dedica-se à arte moderna e tem algumas novas e brilhantes aquisições de arte pública, incluindo as enormes pedras de calcário “Miami Mountain”, pintadas em neon de Ugo Rondinone no parque e o letreiro em neon “Eternity Now” de Sylvie Fleury na fachada do museu.

Em exibição a partir de 28 de novembro: Naama Tsabar: Perímetros. Naama Tsabar trabalha na interseção da arquitetura e da música, mostrando aos espectadores como o som se move através e além das paredes e edifícios. Em Perímetros, Tsabar fundi elementos de escultura, música, performance e arquitetura e transforma o próprio museu em um instrumento.

MIAMI BEACH / Faena District
30 novembro – 5 dezembro

O distrito de Faena se estende para o norte na Collins Avenue das ruas 32 a 36, ​​entre a praia e a Indian Creek. Durante a semana de arte a programação é extensa:

ILAR ZETA
Hall of Visions
Localização: Praia do Faena
Instalação específica no local, mídia mista com NFTs

Hatch
Localização: Catedral do Faena

AURIEA HARVEY
Minoriea
Localização: Distrito do Faena
Experiência de realidade aumentada em todo o Distrito do Faena

NANCY BAKER CAHILL
Nuvem de Mushroom
Localização: Praia do Faena (entre ruas 32 e o mar)
Projeto monumental de realidade aumentada sobre o oceano

REFIK ANADOL
Machine Halluciation: Coral Reef
Localização: Praia do Faena
Instalação imersiva monumental

ANDRÉS REISINGER
The Smell of Pink
30 novembro | 18h – 22h
1 – 5 dezembro | 15h – 20h
Localização: Faena Art Project Room
– 3420 Collins Avenue
Instalação imersiva

UNIQUE DESIGN X MIAMI
Parque de objetos para skate por Yinka Ilori
DATAS: 1 DE DEZ. – 5 DE DEZ | 11h – 19h
Localização: Faena District – Collins Ave e 35th Street

CARLOS BETANCOURT
O que está por baixo: ponto de inflexão
Data: 30 novembro | 18h – 20h
Localização: Piscina do Faena
Instalação imersiva de um Iceberg

Os programas são gratuitos e abertos ao público.

Mais informações:faenaart.org

DESIGN DISTRICT

Miami se transformou nos últimos anos e o Design District é um ótimo exemplo desta transformação que inclui museu, coleções privadas, obras de arte pelas ruas e flagship stores. Recomendo a visita ao Moore Building e as seguintes lojas pela incrível arquitetura: Thom Browne, Celine, Dolce Gabbana (vitrine), Prada (mobiliário brasileiro vintage), Hermes.

Para almoço ou jantar, a área externa do grego Mandolin Aegean Bistro é tão deliciosa quanto a comida. Mas nesta época, sem reserva, a espera vai ser longa …

A recomendação para visitar um edifício garagem parece estranha, mas é imperdível: A Museum Garage, bem em frente ao Institute of Contemporary Art (ICA), tem um rooftop que merece um selfie com drone e a fachada tem uma surpresa quando anoitece.

DESIGN DISTRICT / Instalações e Exposições

Várias instalações de arte pelas ruas do distrito.

Chanel No.5 maze
30 novembro – 21 dezembro
Design District Jungle Plaza, 3801 NE First Ave. chanel.com/us/fiveechoes/

Para celebrar os 100 anos do CHANEL N ° 5, Es Devlin criou uma instalação específica que traduz o perfume icônico em uma experiência sinestésica completa. Transformando o Jungle Plaza em um ambiente multissensorial, “FIVE ECHOES” é composto por uma floresta com mais de 1.000 plantas, arbustos e árvores que se inspiram na profunda relação de Coco Chanel com a natureza. Dentro da floresta, um labirinto escultural monumental é animado por uma síntese de luz, cor e som, realizada através da estreita colaboração de Devlin com o perfumista interno e criador da CHANEL, Olivier Polge.

Do Write (right) to Me , Uncool Artist
30 novembro – 8 janeiro
3930 Ne 2nd Ave, suíte 202
Mais informações: https://uncoolartist.com/do-write-right-to-me/

Para “Do Write (right) With Me”, a Uncool Artist convidou artistas das Americas para pensar em suas obras sobre a ideia de comunicação remota, fazendo perguntas, propondo ação, reflexão e diálogo.

O resultado é uma exposição que fala ao nosso tempo, questionando a totalidade, o afastamento, o isolamento e o uso da tecnologia para manter a conexão humana; ao mesmo tempo em que revitalizou a rede Mail Art de extrema importância durante os anos 60 e 70 na América Latina.

A palavra ‘DO’ no título da exposição é uma homenagem à famosa carta de Sol LeWitt para Eva Hesse. Esta carta inspirou o nome de ‘Artista não legal’. LeWitt encorajou Hesse a largar suas preocupações e apenas FAZER: “Não se preocupe com o que é legal, faça o seu próprio não legal”. Neste caso, ‘FAZER’ serve como incentivo para o envolvimento do público. O pedido de “escrever” alude à filosofia de colaboração da Uncool Artist em vários locais. A inclusão da palavra “certo” no título oferece a alternativa de lê-la como “FAÇA o que é certo para mim”, como na canção de Bob Dylan (1978), uma espécie de hino para viver a vida fazendo o bem aos outros. Nesse caso, os artistas e o público farão “certo” uns com os outros por meio de sua interação.

Uncool Artist é uma comunidade artística independente com sede no Brooklyn, NY. A brasileira Fernanda Froes participa da exposição coletiva com a obra “Bring Back the Colors – Amazônia”

“Bring Back the Colors – Amazonia” da artista Fernanda Froes – Foto: Divulgação

DESIGN DISTRICT / Museu

ICA – Institute of Contemporary Art, Miami
61 NE 41st
Ingressos: A entrada é gratuita
Mais informações: icamiami.org

ICA, em Miami – Foto: Divulgação

O Institute of Contemporary Art Miami, também conhecido como ICA Miami, é um museu de arte contemporânea localizado no Miami Design District. Dedica-se a promover experiências contínuas em arte contemporânea e o intercâmbio de arte e ideias em Miami e no mundo. As exposições são sempre imperdíveis! Principalmente nesta época.

Exposições:
Betye Saar: Serious Moonlight

Adicionais:
Jadé Fadojutimi, Hugh Hayden, Ellen Lesperance, Shuvinai Ashoona, Harold Mendez, Anthea Hamilton.

DESIGN DISTRICT / Coleções privadas

de la Cruz Collection Contemporary Art Space
23 NE 41st, Miami

A coleção de la Cruz abriga a coleção de arte de Carlos de la Cruz e sua esposa Rosa. É aberta ao público gratuitamente e fica bem ao lado do ICA. Exposição: “There is Always One Direction ”.

The Craig Robbins Collection
3841 NE 2nd Av. Suíte 400

Craig Robbins é o criador do Miami Design District e sua coleção de arte é aberta ao público com hora marcada. (miamidesigndistrict.net)

DESIGN DISTRICT / Marangoni

Istituto Marangoni Miami
3700 NE 2nd Av., Miami

Durante a semana de arte a escola anos em Miami terá uma exposição de arte no lobby do prédio
WYNWOOD

WYNWOOD / Feiras

Pinta Miami
225 NE 34th Street (new location)
1 – 5 dezembro
Mais informações: pintamiami.com

A Pinta é uma plataforma internacional para dinamizar e divulgar a arte moderna e contemporânea ibero-americana, e com uma ligação mais forte do que nunca às suas raízes latino-americanas, a edição deste ano traz uma programação artística que inclui exposições diversificadas e interdisciplinares e seções cuidadosamente articuladas.

Embora a Seção Principal hospede galerias estabelecidas, a edição deste ano da Pinta dará uma ênfase mais forte aos Projetos Solo e Especiais. Trabalhando com os curadores Félix Suazo, Oscar Roldán e Luis Fumero, essas duas seções destacarão as vozes individuais de artistas que inspiram coragem e originalidade. Por último, a seção Edições se diferenciará pelas peças gráficas.

Janaina Torres e Alagoas são as galerias brasileiras presentes nesta seção.

Red Dot Miami & Spectrum Miami

1 – 5 dezembro
Mana Wynwood, 2217 NW 5th Avenue
Mais informações:
reddotmiami.com
spectrum-miami.com

WYNWOOD / Wynwood Walls

O Wynwood Walls ocupa um quarteirão inteiro na NW 2nd Avenue entre as ruas 25 e 26 e inclui um jardim. Galeria interna e espaço de estúdio, bem como o Wynwood Kitchen & Bar adjacente.

Os murais mudam todo mês de dezembro para a semana de arte com um novo tema e uma nova camada de tinta. Embora alguns murais existam desde o início, o espaço está constantemente exibindo novas obras. Antes de substituir um mural, a Goldman Properties cuida de documentá-lo por meio de fotografias, vídeos e entrevistas com artistas.

Wynwood Walls, inaugurado em 2009 como um museu ao ar livre dedicado à arte de rua. Hoje, o Wynwood Walls e as ruas ao seu redor são uma tapeçaria em constante mudança de murais de renomados artistas de rua locais, nacionais e internacionais.

WYNWOOD / Coleções privadas

Wynwood também abriga algumas das mais impressionantes coleções de arte particulares do mundo, abertas ao público. A coleção Margulies no The Warehouse (591 NW 27st) abriga uma extensa coleção de arte contemporânea em todos os meios, incluindo fotografia, vídeo, escultura e instalações da coleção particular de Martin Z. Margulies. Inclui obras de grandes nomes como Willem de Kooning, Anselm Kiefer e Sol LeWitt. Exposição:

“ARTE POVERA / Arte italiana do pós-guerra”
Com base em obras nunca antes vistas na coleção particular e novas aquisições, apresentam a história de artistas italianos que estavam subvertendo os métodos tradicionais de fazer arte dentro da cultura em mudança da Itália do pós-guerra. Apresentando obras de Alighiero Boetti, Pier Paolo Calzolari, Luciano Fabro, Jannis Kounellis, Giulio Paolini, Michelangelo Pistoletto, Mario Merz e Gilberto Zorio.

WYNWOOD / Visita a atelier de artistas

The Bakehouse Art Complex
561 NW 32nd St
Mais informações: bacfl.org

Fundado em 1985 por artistas e para artistas em uma antiga padaria da era Art Déco, o Bakehouse Art Complex oferece residências e infraestrutura para permitir o mais alto nível de criatividade, desenvolvimento e colaboração artística para os talentos mais promissores.

A Bakehouse é composta por aproximadamente 100 artistas residentes e associados, provenientes de várias origens. Vale a visita! No dia 2 de dezembro, das 9h às 12h, eles farão o tradicional “Baker’s Brunch”, e os estúdios estarão com as portas abertas para visitação.

ALLAPATTAH / Coleções privadas

O Rubell Museum está situado em Allapattah, a oeste de Wynwood. Sua coleção inclui peças de artistas icônicos como Jean-Michel Basquiat, Keith Haring, Damien Hirst, Andy Warhol, além de uma lista impressionante de artistas emergentes internacionais.

Também em Allapattah você irá encontrar o El Espacio 23 / Jorge Pérez Collection (2270 NW 23rd St). El Espacio 23 apresenta sua segunda exposição, Witness: Afro Perspectives da Coleção Jorge M. Pérez. Com curadoria de Tandazani Dhlakama, curador assistente, Zeitz MOCAA, em colaboração com os curadores da Coleção Pérez Patricia M. Hanna e Anelys Alvarez, a exposição inclui mais de 100 obras de artistas africanos e da diáspora africana. Abordando temas de opressão sistemática, trauma intergeracional, sincretismo, identidade e território, Witness: Afro Perspectives convida os visitantes a estarem presentes no momento atual e a testemunharem os desafios transportados de uma geração para outra.

 

ALLAPATTAH / Superblue
1101 NW 23 Street (em frente ao Rubell Museum)
Mais informações: superblue.com

Passeie por um labirinto espelhado de Es Devlin, descubra um ambiente digital transcendente do teamLab e entre em um trabalho Ganzfeld baseado em luz de James Turrell. Descubra a nova experiência artística imersiva de Miami.

 

DOWNTOWN MIAMI

DOWNTOWN MIAMI / Feiras

Art Miami
30 novembro – 5 dezembro
1, Miami Herald Plaza na NE 14th Street
Mais informações: artmiamifair.com

Context Art Miami
30 novembro – 5 dezembro
1. Miami Herald Plaza na NE 14th Street
Mais informações: contextartmiami.com

NADA Miami
1 – 5 dezembro
Ice Palace Studios, 1400 N. Miami Avenue
Mais informações: newartdealers.org

New Art Dealers Alliance (NADA) é uma organização artística sem fins lucrativos dedicada ao apoio e avanço de novas vozes na arte contemporânea. Em sua 18ª edição, vai mostrar novas obras de arte e celebrar os talentos globais emergentes.

DOWNTOWN MIAMI / Museu

Pérez Art Museum Miami (PAMM)
1101 Biscayne Blvd., Miami
Mais informações: pamm.org

O Pérez Art Museum Miami (PAMM) é dedicado à arte moderna e contemporânea dos séculos 20 e 21. Situado no Museum Park, com vista para a Baía de Biscayne, foi projetado pelos arquitetos Herzog & de Meuron. O prédio e a vista são deslumbrantes. O café Verde também é ótimo.

 

Exposição: Jedd Novatt, Monotypes and More

DOWNTOWN MIAMI / prédio da Bacardi

Estando em downtown não deixe de conferir o maravilhoso prédio da Bacardi com fachadas de Francisco Brennand, onde hoje funciona a National YoungArts Foundation (2100 Biscayne Blvd.). O prédio adjacente que faz parte do mesmo complexo também é divino.

Bacardi Building, em Miami – Foto: Divulgação

KEY BISCAYNE / VIRGINIA KEY / Art With Me

26 – 28 novembro
Historic Virginia Key Beach Park, 4020 Virginia Beach Dr
Mais informações: artwithme.org

Em sua estreia em Miami, o evento Art With Me é um festival internacional de arte, música e cultura, que oferece experiências em uma infinidade de plataformas criativas que envolvem, inspiram e ativam seus participantes em seus seis pilares principais: arte, música, culinária, bem-estar, cultura e educação. O artista brasileiro Gustavo Prado participa do evento com a instalação Gateway.

Gustavo Prado, “Gateway” – Foto: Divulgação

GALERIAS

Stiltsville

A oportunidade mais intrigante da Art Week ocorre no mar, não em um iate, mas em uma cabana marítima dos anos 1960 perto de Coconut Grove. Half Gallery apresenta uma ativação externa chamada “Stiltsville”, uma exposição de um único dia (2 de dezembro) a uma milha no mar, onde seis cabines existem há mais de 60 anos. Nos últimos anos, as estruturas foram absorvidas pelo Parque Estadual Histórico de Barnacle e protegidas.

A Half Gallery será a primeira a exibir arte dentro de uma das casas históricas de Stiltsville. Os hóspedes chegarão de barco para ver o show, desfrutar de bebidas e admirar a vista junto com cerca de 20 artistas que têm obras incluídas.

A participação neste evento, incrivelmente, é gratuita. RSVP para stiltsville@14BMarketing.com para a viagem de 2,5 horas (45 minutos de viagem de ida e volta, 1 hora no show; os barcos saem às 10:15 e 11:45 e 1:15 e 14:45).

Emerson Dorsh
5900 NW 2nd Av., Miami

Markowicz Fine Art
110 NE 40th St, Miami

Nina Johnson
6315 NW 2nd Av., Miami

Waltman Ortega Fine Art
2300 N Miami Av. B, Miami

 

OUTROS MUSEUS

NSU Art Museum Fort Lauderdale
Eric N. Mack: Lemme walk across the room

Frost Art Museum – Florida International University
“Retrospectrum” será inaugurado em 30 de novembro. É a exposição mais ampla da obra de arte de Bob Dylan já apresentada nos Estados Unidos, com mais de 180 pinturas, desenhos, coisas efêmeras e muito mais , abrangendo seis décadas de carreira de Dylan.

Museum of Art and Design (MOAD)
“My Name is Maryan”, uma apresentação de quatro décadas de pinturas, esculturas, desenhos e filmes da artista polonesa Maryan.

Wolfsonian – Florida International University – “Aerial Vision”
Aerial Vision explora como as invenções do início do século 20 – aviões e arranha-céus, cada um considerado a personificação da realização humana e um prenúncio de um futuro melhor – desencadearam uma era de notável criatividade e novos sistemas de ver o mundo.

Museum of Contemporary Art North Miami (MOCA)
My Name is Maryan – uma apresentação monográfica de quatro décadas de pinturas, esculturas, desenhos e filmes da iconoclasta e inovadora artista polonesa Maryan. A exposição foi aberta ao público em 17 de novembro de 2021, e ficará em cartaz até 20 de março de 2022.