Bolsa da Catarina Mina – Foto: Divulgação

Com tema “Conectar para Regenerar: Moda e Planeta”, o evento Brasil Eco Fashion Week (BEFW) realizará a sua quarta edição no formato online, agora com data estendida, de 18 a 28 de novembro. A programação, como sempre voltada para as boas práticas de sustentabilidade no setor de moda, irá apresentar 30 painéis de conversa entre os dias 18 a 22; 12 workshops de 23 a 25; e 18 desfiles, ao longo dos três dias finais.

A exibição de produtos do espaço Mercado Eco, com a apresentação de 60 marcas de vestuário e acessório aprovadas pela curadoria do evento, acontece durante os dez dias do evento, via aplicativo.

Entre os destaques de painéis estão os temas “A Moda dentro dos limites da Terra”, com a participação da professora do Centre for Sustainable Fashion e autora londrina Kate Fletcher; e da professora da ESPM, designer e autora Lilyan Berlim. A londrina também irá oferecer o workshop “Explorando o plano Earth Logic”, junto à igualmente professora da Linnaeus University, a sueca Mathilda Tam.

O painel “A construção coletiva da Imagem de Moda”, terá a participação do colunista e autor André Carvalhal, e uma apresentação dos três anos do projeto Trava Afetiva por Jackson Araújo. O evento dedicará o dia 20 de novembro às pautas sobre diversidade racial, em homenagem ao dia da Consciência Negra.

A programação inclui os workshops “Introdução à Agrofloresta Têxtil: Conceitos e Cases” e “Design de Moda com Látex da Amazônia”. Entre os painéis, outros destaques são “Moda Regenerativa: Cooperação entre Indústrias da Moda e Alimentação”, com a iniciativa americana Agraloop e startup brasileira Farfarm; e “Produção tradicional indígena: subsistência e resistência”, com mediação por Giovanna Nader.

“A evolução dos Biomateriais na Moda”, terá participação das startups de materiais 100% biobased, Malai, com base na Índia; e Mirum, outra empresa americana. O Espaço Fornecer trará painéis com debates críticos sobre os tecidos de linho, viscose e poliéster reciclado; com a participação de representante da organização global Textile Exchange. A conversa “Ecopontos no varejo e logística reversa para a moda”, com a participação da Puket, terá mediação da consultora em moda circular, Alice Beyer Schuch.

Desfiles online

Entre as marcas selecionadas para desfilar este ano, a nordestina Catarina Mina, fará sua estréia na passarela com uma coleção de roupas com renda de bilro, desenvolvida em um projeto com 120 artesãs do Ceará. A empresa sempre esteve presente no Mercado Eco do evento, com bolsas e acessórios feitos à mão.

Outros destaques serão a Natural Cotton Color, marca paraibana referência na disseminação e uso criativo do algodão orgânico naturalmente colorido da Paraíba; a Nuz Demi Couture, que traz peças com modelagens múltiplas, produzidas no Rio Grande do Sul; e a nortista W’e’ena Tikuna Arte Indígena, que trará grafismos e o tecido vegetal de Tururi, típicos da cultura do povo Tikuna, local do alto Rio Solimões.

Da região Sudeste, o evento destaca o estilista e alfaiate Leandro Castro, que irá trazer sua moda artística, produzida com tecidos de reuso na periferia de São Paulo; e a Libertées, de Belo Horizonte, que iniciou como projeto social com capacitando mulheres detentas e estreia no BEFW.

Do Centro-Oeste, a marca brasiliense Flávia Amadeu vai apresentar sua produção de biojoias feitas em látex natural da Amazônia desenvolvido junto a comunidades seringueiras locais. Flávia desfila seus acessórios em parceria com a marca Comas SP, especialista em upcycling.

Entre as demais marcas selecionadas, há também empresas gerenciadas por cooperativas e/ou arranjos produtivos locais, ou com foco em experimentações com materiais inovadores e tingimento natural, como a Justa Trama de Porto Alegre e Jouer Couture e Manui de São Paulo.

As inscrições para o público já estão abertas no site oficial. O evento conta com patrocinadores e apoiadores como Lojas Renner, Mercado Livre, Fundação Hering, Audaces, Vert, Covolan, Sebrae, Senai, Senac, Abit, Abvtex, Abest, Rede Asta e Capitalismo Consciente.

Canais do evento:

Site: brasilecofashion.com.br
Instagram: @brasilecofashionweek