
À esquerda, Leilane Sabatini, CEO da Cansei Vendi; à direita, a Gabrielle Pilotto, fundadora da Ventana – Foto: Divulgação
A fashiontech Cansei Vendi e a marca de upcycling Ventana se uniram para criar uma coleção-cápsula colaborativa com (re)criações a partir do recommerce, para promover a moda circular e sustentável.
Gravatas Armani, Hermès e Loewe se tornaram um corset de seda, cujas etiquetas das grifes são apenas mais um elemento da estampa. Um moletom infantil Moshino agora veste adultos ao ser remodelado como saia, enquanto que calças foram desconstruídas para produzir a saia plus size da coleção – composta por 10 itens que misturam maisons internacionais mantendo características das marcas, como logo e tecido.
“Mesclamos um material bem diversificado e transformamos completamente as peças para que elas continuem circulando. Usamos até dustbags, aqueles saquinhos de proteção de sapatos, em algumas criações”, conta Gabrielle Rodrigues Pilotto, fundadora e diretora criativa da Ventana, ao destacar o vestido elaborado a partir de uma dustbag da Gucci.