Foto: Jet kim/Unsplash

Hoje, 5 de junho, comemoramos o Dia Mundial do Meio Ambiente. Essa data foi criada durante a Conferência das Nações Unidas em 1972 com o objetivo de chamar a atenção para as questões ambientais e para a importância da preservação dos recursos naturais.

Na agenda da ONU, e guiados pelos 17 ODS – o 12 fala sobre consumo e produções responsáveis e nessa força tarefa, a moda pode e deve colaborar e hoje, podemos, eu e você que amamos moda, espalhar essa data e essas questões se espalhem através de pequenas atitudes.

Aqui um passo a passo

1) Primeiro de tudo precisamos nos dar conta que a moda vai além de simplesmente se vestir e de que cada um de nós pode usar a moda como agente de mudança e colaborar para não desperdiçar os recursos naturais. Nesse contexto, cada pequena atitude conta no todo. Lembrar que preciso começar por algum lugar, então as atitudes mais simples como arrumar o armário e destinar de forma correta o que não nos serve mais já é um super começo! Quando tomamos essas iniciativas estamos evitando o descarte incorreto ou prematuro. Doações, trocas entre amigas, reformas e vendas em brechós são as melhores opções.

2) Ter um olhar crítico para os meus hábitos no dia a dia. Nessa hora, um check list das minhas práticas de consumo vai ajudar. Uma dica: sempre pergunte onde, quem e como foram feitas as roupas que você está vestindo. Muitas marcas já comunicam suas boas práticas nos tags , sites e redes.

3) Prefira marcas que utilizem matérias primas de baixo impacto, recicladas ou recicláveis e que incluam projetos sociais em sua cadeia de valor.

Foto: Nathalia Segato/Unsplash

4) Já parou para pensar que repetir looks, além de confirmar um estilo pessoal, também evita lavagens desnecessárias e desperdício de água?

5) Incluir a nossa rede de amigos nesses hábitos pode deixar tudo mais divertido. Por isso, criar uma agenda de feiras de trocas com amigos, mesmo que de forma remota, pode inspirar outros a fazerem o mesmo.

6) Não podemos nos esquecer das embalagens. Quando necessárias, avaliar o potencial de reciclagem e reuso.

7) Valorizar a moda nacional, além de apoiar o mercado nacional, será importante na retomada da economia pós-pandmeia.

Lembrando que a forma como consumimos diz muito sobre nós, pode contribuir para uma relação mais transparente entre as marcas e os consumidores nos novos tempos, e diminuir o nosso impacto no meio ambiente.

Super Dia do Meio Ambiente pra todos!

Vamos juntos!

Bjs,

Chiara