Foto: Pixabay

Por Chiara Gadaleta

A moda que representa os nossos tempos é aquela que tem um olhar responsável para o uso dos recursos naturais. Água e energia são fundamentais para a nossa sobrevivência, e a moda já está antenada e começa a participar dessas discussões.

Segundo a Fundação Ellen MacArthur, anualmente a indústria têxtil consome 93 bilhões de metros cúbicos de água. Esse número parece distante, mas você já parou para pensar em quantos litros de água são consumidos na produção de uma das peças de roupa que você está vestindo agora? De uma calça jeans, por exemplo?

Em 2018, o Movimento Ecoera lançou o Projeto Pegada Hídrica ( https://www.amodapelaagua.com.br/pegada-hidrica-vicunha/ ) em parceria com a Vicunha e, a partir da metodologia Water Foot Print, calculou o impacto e o consumo e chegou a 5.196 litros de água por calça jeans, em média, no Brasil. Na sequencia surgiu a plataforma A Moda pela Água ( https://www.amodapelaagua.com.br ) onde empresas ( https://www.amodapelaagua.com.br/as-guardias-da-agua/) como a Abrapa, a Sou de Algodão, Damyller, Marisa, YD Confecções se unem aos consumidores conscientes e preocupados com o uso responsável da água em toda a cadeia produtiva da moda, nessa causa que é coletiva.

Nesse estudo levantamos informações importantes desde o plantio do algodão até o descarte do consumidor final e verificamos que nós consumidores precisamos melhorar nossos hábitos de lavagens em casa. Para isso precisamos apenas dar o primeiro passo, que é o da conscientização.

Foto: Pixabay

Dá uma olhada como é fácil:

  • Como sempre abordo por aqui, hoje em dia repetir o mesmo look deixou de ser falta de criatividade para se tornar uma bandeira. Além de enfatizar seu estilo pessoal, estamos promovendo o uso consciente da água deixando de lavar desnecessariamente as roupas do nosso dia a dia. Vale lembrar que metade do consumo de água acontece na fabricação da peça, mas a outra metade se dá na casa do consumidor, por conta de sucessivas lavagens em máquina de lavar. Portanto, se pararmos para pensar, lavar nossas roupas de forma responsável ajuda evitando desperdício de água e também a mantê-las por mais tempo.
  • Escolha marcas dispostas a nos ajudar nessa tarefa com informações transparentes. Fique atento à composição dos tecidos, instruções de lavagem e informações que indiquem políticas de reuso de água nas etiquetas. Quanto mais informações a marca proporcionar para o consumidor final, mais engajada ela se mostra. Optar por detergentes biodegradáveis evita produtos químicos na natureza.
  • Pense em remover manchas maiores de forma manual antes das lavagens em maquinas de lavar. Dessa forma a duração da lavagem pode ser reduzida e o consumo de água também.
  • Dedique um pouco de tempo para entender as diferentes configurações de lavagem de sua máquina de lavar. Lavagens a frio são geralmente melhores. Algumas máquinas ainda têm uma configuração ecológica, então certifique-se de mudar para esse item para economizar água também.
  • Usar peças como underwears, aquelas regatas fininhas quase uma segunda-pele, evitam a transpiração direta na peça principal como vestidos ou camisas.
  • Certifique-se que a roupa que está colocando na máquina está realmente suja. Quantas vezes não poderíamos ter apenas colocado aquele vestido ou calça para dar uma boa ventilada no varal?
Imagem: Divulgação

Já sabemos que o caminho para uma moda mais sustentável depende da mudança de comportamento e ela começa assim, com pequenas atitudes que fazem toda a diferença.

Vamos juntos em prol da moda saudável, sustentável e solidária!

Bjs

Chiara

@chiaragadaleta