Foto: Divulgação

Por Chiara Gadaleta

Nós do Movimento Ecoera usamos a nossa voz para espalhar questões urgentes em relação ao meio ambiente e nesses próximos dias vamos dirigir nossos esforços para reverberar a Amazônia!

Dia 5 setembro, comemoramos o Dia da Amazônia, um dos seis biomas brasileiros e a maior reserva natural do planeta. Ela contém mais da metade da biodiversidade do mundo e sua mata, alta e densa, ajuda na proteção contra os incêndios na região. Além disso ela é responsável por garantir a qualidade do solo, dos estoques de água doce e conservar a vida de população ribeirinha, indígena e todos que nela habitam. Sem contar que as florestas armazenam carbono portanto quando derrubadas, esse carbono vai direto para a atmosfera colaborando para o famoso e preocupante efeito estufa.

Foto: Divulgação

Em se tratando de valorização da biodiversidade, biotecnologia ou bioeconomia, empresas dos setores de moda, beleza e design podem usar suas vozes e governança para contribuir e fazer parte na busca de soluções mais sustentáveis para o manejo dos recursos naturais.

Foto: Divulgação

Nesse cenário que exige ação, onde preservar e produzir não são verbos antagônicos, importantes instituições se juntaram para criar um guia com 10 Princípios Empresariais para uma Amazônia Sustentável, um documento integrado à Agenda 2030, que traz os pontos fundamentais para empresas que planejam operar de maneira responsável na Região Amazônica. A iniciativa – composta pela Coalizão Brasil Clima, Florestas e Agricultura, Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), Instituto Arapyaú, Instituto Ethos, Rede Brasil do Pacto Global da ONU e Sistema B – mapeou os principais desafios enfrentados pelas empresas em suas operações na região e cases empresariais de boas práticas, por meio de uma chamada pública.

Chiara perto fotos Nelson Campos de um barco tradicional à beira do Rio Negro, no Restaurante Flutuante Flor do Luar, em Novo Airão – Foto: Nelson Campos

O evento de lançamento acontece dia 4 de setembro e terei a honra de mediar uma mesa redonda com a participação do Carlos Nobre, pesquisador sênior do Instituto de Estudos Avançados da USP, Coordenador Científico do Instituto de Estudos Climáticos da Ufes e Presidente do Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas; Glaucimar Peticov, diretora-executiva do Banco Bradesco; Carolina Santos Pecorari, diretora de sustentabilidade e tecnologia em procurement da Ambev, e Denise Hills, diretora global de sustentabilidade na Natura.

Marque na agenda, espalhe para seus colegas e parceiros.
Transmissão ao vivo no canal do YouTube do Pacto Global da ONU.
Nos vemos lá!
Bjs,
Chiara