“Looop” – Foto: Divulgação

Por Chiara Gadaleta

A H&M pode estar começando um movimento sem volta para as grandes varejistas e acaba de lançar o “Looop”, um sistema de reciclagem em tempo real. “Looop” é uma maquina do tamanho de um contêiner com a capacidade de reciclar peças usadas e transformar em novas. O maquinário transforma peças antigas em fios e, em seguida, cria um novo produto que o cliente pode retirar no dia seguinte.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

A estação de reciclagem faz parte do plano da H&M de migrar para o modelo circular e está disponível, por enquanto, apenas em Estocolmo, na Suécia. A iniciativa foi desenvolvida pelo Instituto de Pesquisa Têxtil e de Vestuário de Hong Kong em colaboração com a organização sem fins lucrativos H&M Foundation.

No mercado nacional, algumas novidades nos apontam possibilidades de diminuir o impacto da moda no meio ambiente em toda a cadeia de valor têxtil, desde a produção da matéria prima até a criação do produto.

A NILIT, produtora de poliamida, usada na fabricação de fibras sintéticas, anuncia Sensil® BioCare, uma fibra sustentável com tecnologia especial que ajuda na diminuição dos resíduos têxteis, tanto no oceano quanto em aterros sanitários.

 

Moda sustentável Havaianas – Foto: Divulgação

Com foco nos atributos sustentáveis de seus produtos, a Havaianas apresenta uma linha com peças produzidas a partir de materiais reciclados, reutilizados e fibras orgânicas derivadas de plantio consciente.

Joia de Carla Amorim – Foto: Divulgação

Já a joalheira Carla Amorim investe em rastrear sua cadeia de fornecedores e lança coleção produzida com matéria-prima de origem certificada, e diamantes provindos de zona de não conflito e também certificados pelo protocolo de Kimberley.

Boas noticias são aquelas que beneficiam marca, consumidor final, planeta e sociedade. Essa sim é a moda que nos representa, não é mesmo? E se você quer saber mais sobre termos como cadeia de valor, atributos sustentáveis, clique aqui.

#QualÉaModaQueTeRepresenta

@chiaragadaleta

Bjs

Chiara