Foto: Reprodução/Instagram/@soudealgodao

Desde o início da quarentena no País devido ao Covid-19, as medidas restritivas para reduzir a curva de infecção estão se intensificando. Entre os novos protocolos, as máscaras ganharam espaço e passaram a fazer parte do dia a dia da população, primeiro de forma espontânea e agora por recomendação das autoridades.

No caso, o uso de máscaras faciais caseiras pode funcionar como uma barreira que vai diminuir a exposição e o risco de transmissão, já que o Coronavírus é espalhado por gotículas expelidas por pessoas contaminadas quando conversam, tossem ou espirram. Mas, para que seja eficiente, é necessário que o tecido seja 100% algodão. “Além de trazerem mais conforto e também facilidade de higienização, substituem as cirúrgicas descartáveis, que devem ser deixadas para uso dos profissionais da área da saúde”, afirma Irene Haber, coordenadora do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar.

SIGA A BAZAAR NO INSTAGRAM

Além de ser uma alternativa acessível para a confecção, também pode ser facilmente encontrada no guarda-roupa de quase todo brasileiro em camisetas, fronhas e lençóis. Para Milton Garbugio, produtor e presidente da Abrapa, associação que lidera o movimento Sou de Algodão, é uma forma de democratizar o uso do algodão e também potencializar os cuidados com a saúde da população. “O desempenho nos enche de orgulho e mostra que os tecidos de algodão funcionam como uma efetiva barreira de proteção, além de serem confortáveis e facilmente laváveis com água e sabão”, comenta.

Abaixo, Bazaar lista cinco benefícios do tecido de algodão nas máscaras caseiras:

Durabilidade

A fibra é resistente a lavagens, como em água sanitária para a higienização, e a alta temperatura do ferro de passar. Com isso, pode ser reutilizada de forma segura.

Não causa hipersensibilidades

Por ser uma fibra 100% natural, pode ser utilizado sobre a área do rosto envolvendo o nariz e boca sem causar nenhum tipo de desconforto, irritação e alergia, sendo recomendada para pessoas de todas as idades.

Fácil transpiração

O maior benefício que deve ser levado em conta é a respirabilidade, no caso, as máscaras caseiras de algodão apresentam esse quesito, isso acontece por ser um tecido permeável ao calor e a umidade, facilitando a troca com o meio.

Sensação térmica confortável

A máscara de algodão garante uma boa sensação térmica e conforto de uso. Esses fatores ajudam as pessoas a utilizarem a proteção por mais tempo, diminuindo o risco de contágio.

Maciez

Pelas propriedades naturais da fibra como espessura e maleabilidade, os tecidos de algodão se tornam macios e suaves para a pele, ideais para itens que têm contato direto no rosto.

Para mais informações sobre os benefícios do algodão, acesse o blog Sou de Algodão.