Jaana Quaintance-James – Foto: Divulgação

Jaana Quaintance-James, chief sustainability officer do Global Fashion Group (GFG), veio ao Brasil diretamente da Austrália e falou com a Bazaar sobre moda consciente e sustentabilidade no mundo da moda, entre outros temas relacionados, dentro do universo do marketplace Dafiti.

Leia a entrevista na íntegra:

Neste momento, como você vê a relação do consumidor brasileiro com o tema da sustentabilidade na moda?

Assim como em outros países, a consciência do consumidor brasileiro sobre as problemáticas da indústria da moda (e as oportunidades apresentadas por uma oferta mais sustentável) aumentou significativamente nos últimos anos. Até hoje, em 2022, mais de 30% dos clientes da Dafiti compraram um produto Dafiti Eco. Como nos demais países, precisamos ver mais mudanças acontecerem de forma mais rápida, mas quando estamos na América Latina e compreendemos o panorama da sustentabilidade, existem muito mais questões acontecendo do que as pessoas possam imaginar em termos de valores reais.

O que o futuro reserva para a Dafiti neste nicho de sustentabilidade?

No início deste ano, a Dafiti lançou a sua nova estratégia de sustentabilidade depois de desenvolver as suas metas sobre o tema. Abrangendo três prioridades estratégicas – Ação Climática, Circularidade e Consumo Consciente e Fornecimento Justo e Ético – a estratégia da Dafiti inclui uma série de metas que serão alcançadas até 2030. Metas ambiciosas de materiais e produtos, sistemas de devolução, padrões de direitos humanos para marcas e sistemas de atendimento para trabalhadores da cadeia de suprimentos são apenas alguns dos temas em que a Dafiti está trabalhando.

Como a Dafiti faz a triagem das marcas que ganham destaque por serem sustentáveis dentro do market place?

A Dafiti tem duas estratégias chave para influenciar o seu portfólio de marcas a se engajar na sustentabilidade. Por um lado, estabelecemos um objetivo de gerar a maioria do nosso NMV (Net Merchandise Value – Sales After Returns), 65% do nosso portfólio, a partir de produtos feitos de materiais sustentáveis ou alinhados aos métodos de eco-produção até 2030. Isso inclui as vendas de terceiros e marcas privadas, assim como todo o nosso portfólio de Marketplace. Simultaneamente, a Dafiti também se comprometeu a garantir que 100% das marcas presentes nas nossas plataformas (mais uma vez, seja qual for a forma como negociam conosco) cumpram os nossos critérios de direitos humanos para marcas. Isso significa que, até 2030, não trabalharemos com marcas que não tenham sistemas e processos em vigor para assegurar os direitos humanos na cadeia de fornecimento. É uma longa jornada, mas acreditamos que este é um compromisso essencial que nos destaca no mercado.

A Inspira é a nova marca da Dafiti que incentiva mudança na cadeia produtiva com uso de tecidos sustentáveis. Quais são os próximos planos?

O plano de curto prazo de Inspira é continuar o desenvolvimento de coleções com materiais sustentáveis e focar nos atributos dos produtos. Além disso, o desenvolvimento da cadeia de suprimentos também será priorizado. A médio e longo prazo, pretendemos criar a identidade da marca e o seu posicionamento como uma marca sustentável.

Quais certificados a Dafiti possui hoje no quesito sustentabilidade, e quais almeja ter nos próximos anos?

A Dafiti vem trabalhando para atuar com produtos e embalagens certificados em toda a sua jornada de sustentabilidade. Estamos avançando passo a passo para que nossos fornecedores de marca própria trabalhem com fibras certificadas como: poliéster e algodão reciclado RCS (Recycled Content Standard), fibras licenciadas como LENZING™️Modal e LENZING™️ ECOVERO™️, poliamida biodegradável Amni Soul Eco ®️, entre outros. Além disso, trabalhamos com embalagens que possuem certificações como FSC (Forest Stewardship Council) e RCS (Recycled Content Standard). O objetivo é levar transparência ao cliente sobre os atributos de sustentabilidade dos produtos. É esse movimento que queremos expandir nos próximos anos com nossas marcas parceiras, trabalhando com materiais e embalagens que tenham certificação e que tragam essa comunicação clara aos nossos consumidores.