Pool Loop, nova coleção da Riachuelo – Foto: Mariana Maltoni/Divulgação

De trás para frente, o “Pool” vira “Loop” – e a brincadeira com o nome da nova coleção da Riachuelo não é apenas divertida, mas cheia de propósito. Afinal, em inglês, loop significa dar a volta, retornar. E é justamente esse movimento circular que guia o lançamento da linha, a maior da marca feita com algodão reciclado até agora.

A coleção reúne mais de 42 mil peças, produzidas a partir de 9,4 toneladas de aparas de jeans reaproveitadas dos próprios fornecedores da marca. O resultado é um denim que combina cerca de 25% de algodão reciclado com 75% de algodão ABR virgem (Algodão Brasileiro Responsável). Tecidos certificados pelo Recycled Claim Standard (RCS) e auditados pela Control Union garantem a rastreabilidade do processo, que gerou mais de 58 mil metros de tecido e provou ser possível unir moda e circularidade em escala industrial.

Mas o “loop” não para na coleção. A Riachuelo estende a iniciativa para além das araras: nas mais de 225 lojas com coletores de roupas, clientes são convidados a devolver peças usadas, que passam por triagem e têm diferentes destinos de acordo com seu estado e composição (para encontrá-las, basta acessar ao aplicativo Cotton Move). As que ainda podem ser usadas são doadas ao bazar da Liga Solidária; as 100% algodão seguem para reciclagem; já as demais são destinadas ao coprocessamento, transformando-se em energia.

“Na economia circular, resíduos não deveriam ser descartados, mas retornados ao processo produtivo como novas matérias-primas. Com Pool Loop, estamos acelerando essa jornada e mostrando que roupas podem ter muitas vidas”, explica Taciana Abreu, diretora de Sustentabilidade da Riachuelo.

Ao vestir, devolver e recomeçar o ciclo, a coleção Pool Loop prova que moda responsável também pode estar em movimento constante. Afinal, o futuro da moda está – literalmente – em loop.