Clique de editorial Harper’s Bazaar UK, de dezembro de 2017 – Foto: Arquivo Bazaar

Comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente é uma oportunidade para refletirmos sobre nossas ações e o impacto que causamos no planeta. A indústria da moda e da beleza vem sendo alvo de críticas e demandas por práticas mais sustentáveis. Felizmente, muitas marcas e iniciativas têm se destacado ao adotar abordagens inovadoras para reduzir seu impacto ambiental. A fim de dar ainda mais enfoque e luz para o assunto, Bazaar destaca cinco iniciativas no universo fashion que estão fazendo a diferença e que vale a pena conhecer. De tecidos reciclados a processos de produção éticos, essas iniciativas mostram que é possível alinhar estilo e sustentabilidade.

IDA incentiva descarte correto de jeans e orienta sobre cuidado com as peças

IDA – Foto: Divulgação

Em suas lojas de São Paulo e Recife, a IDA elaborou uma caixa destinada ao recolhimento de peças jeans em bom estado, que podem ser ressignificadas, para que consigam dar um destino circular às peças. Como incentivo, a marca oferecerá em troca da doação um crédito de R$100,00. A ação visa destacar a jornada do jeans, desde a história do tecido, até suas formas de produção, modelagens, estilos, versatilidade e durabilidade. E, principalmente, dar foco aos cuidados especiais com as peças deste material e oferecer às suas consumidoras a possibilidade de descarte correto de jeans. Com uma cadeia de produção consciente, os jeans da IDA utilizam matérias-primas cultivadas a partir de métodos que minimizam o uso de pesticidas, economizam água e protegem a biodiversidade, além de conterem em sua composição fibras recicladas e recuperadas das mesmas tecelagens que as produzem. Através de selos específicos, as consumidoras conseguem descobrir mais sobre o que está por detrás de cada peça, como por exemplo a Calça Rita com o selo Biosoft, que usa amaciante derivado de fontes renováveis, com 74% de matéria-prima bio-based, isenta de carbono fóssil e com zero anilina. A ação acontece até o dia 12 de junho.

Privalia e Oficina Muda transformam guarda-chuvas quebrados em jaquetas

Privalia e Oficina Muda – Foto: Divulgação

A Privalia, que propriza a sustentabilidade desde sua concepção, realizou uma parceria com a Oficina Muda, transformando 100 guarda-chuvas em 40 jaquetas corta-vento. Os guarda-chuvas eram utilizados pelos colaboradores da empresa para se deslocarem em dias chuvosos, tanto no Centro de Distribuição em Extrema-MG como na sede da Privalia, na capital paulista. Com o desgaste natural do uso, as sombrinhas, que estavam rasgadas ou com hastes quebradas, se tornaram inutilizáveis. Os corta-ventos estão à venda nas lojas físicas da Oficina Muda e no site.

BAIMS promete reduzir 85% do uso de plásticos em suas embalagens

Baims – Foto: Reprodução / Instagram @baimsnaturalmakeup

A BAIMS, marca de maquiagem natural alemã, vegana, orgânica e cruelty-free, anuncia novas ações de sustentabilidade que reafirmam seu compromisso com o futuro do planeta. A BAIMS oferece 60% do seu portfólio com opções de refil e, até o final de 2024, reduzirá 85% do uso de plásticos. Desde sua fundação, em 2017, a marca nasceu de um propósito claro e inegociável: oferecer produtos de qualidade, com fórmulas limpas, que oferecem alta performance com componentes naturais e sustentáveis, podendo ser extraído da natureza sem causar nenhum dano ao meio ambiente, à saúde e ao planeta. “Embora essas ações possam parecer insignificantes individualmente, seu impacto cumulativo é significativo. Quando milhões de pessoas em todo o mundo se comprometem a fazer escolhas mais sustentáveis, o resultado é uma redução significativa nas emissões de gases de efeito estufa e uma contribuição real para desacelerar o aquecimento global”, afirma Luisa Baims, fundadora da marca.

UMA X: moda sustentável e transparente, da origem à etiqueta

UMA – Foto: Reprodução / Instagram @umabrasil

A marca UMA X, linha genderless e sustentável da marca UMA utiliza em todas as suas coleções, elementos de sustentabilidade e inovação, como a redução do consumo de água, melhorias sociais nas práticas de cultivo do algodão, técnicas de upcycling, procedimentos biodegradáveis e a diminuição do uso de matérias-primas virgens e substâncias químicas, entre outras iniciativas. “Colocamos a sustentabilidade em primeiro plano, incorporando em sua linha de produtos uma variedade de tecidos e materiais eco-friendly. Um dos destaques é o Recycle Memory, um tecido produzido a partir de fibras de poliéster recicladas que contribue para a redução do uso de recursos naturais e a minimização de resíduos., além de diversos outros’’, afirma Vanessa Davidowicz, à frente da marca. Outros tecidos utilizados pela UMAX – como o moletom recycle, a malha organic cotton, o cotton hemp e o tomahawk bio-D – demonstram a variedade de opções sustentáveis que a marca oferece, proporcionando não apenas estilo e conforto, mas também a consciência de que é possível produzir moda de forma responsável e sustentável.

L’Oreal aposta em refis de fragrâncias de luxo

Refil dos perfumes – Foto: Divulgação

Buscando atender às necessidades e expectativas dos consumidores cada vez mais conscientes e engajados com a sustentabilidade, os refis de perfumes se consolidam como uma solução inovadora e prática, conquistando cada vez mais espaço. Como benefícios desse novo formato, podemos enfatizar a redução do desperdício, pois os refis permitem que os consumidores reutilizem o frasco original do perfume, diminuindo significativamente a quantidade de material descartado. Além de serem ecologicamente corretos, os refis oferecem praticidade e economia. Com apenas alguns cliques ou passos simples, os consumidores podem recarregar seus perfumes favoritos, evitando a necessidade de comprar um novo frasco a cada vez. Pensando nisso, a L’Oreal apresenta o formato em fragrâncias luxuosas, como MYSLF, de Yves Saint Laurent, La Vie Est Belle, de Lancôme, My Way Eau de Parfum e Acqua di Gio Eau de Parfum, de Giorgio Armani.