Chloé, pre-fall 2023 – Foto: Divulgação

Uma das ativistas de sustentabilidade mais dedicadas e conhecedora da moda, Gabriela Hearst, estilista à frente da Chloé, traz uma nova narrativa de solução climática a cada temporada – e não foi diferente na coleção de pre-fall 2023.

Para o outono, ela destaca como o empoderamento das mulheres representa um caminho promissor para um planeta mais saudável, citando pesquisas que mostram que as inovações, expertise e igualdade de gênero das mulheres aumentam a resiliência climática. Ela também cita uma estatística do Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas de que quatro em cada cinco pessoas deslocadas pelas mudanças climáticas são mulheres.

Para esta coleção, ela retrocedeu alguns séculos para encontrar uma mulher inspiradora, Artemisia Gentileschi, uma pintora barroca italiana que Hearst descreveu como “muito bem vestida e também durona”, que usava sua arte naquela época para defender as mulheres, sempre retratando-as como protagonistas.

Segundo Chloe, o espírito de Gentileschi é sentido nas silhuetas poderosas e femininas, com cintura em V e decotes quadrados.

As credenciais ecológicas da Gabriela reverberam em toda a coleção: 59% dos tecidos são de baixo impacto e todas as peças de jeans são feitas com 83% de produtos pós-consumo. “Belíssimo lixo”, a estilista se entusiasma, observando que seus casacos de patchwork em uma variedade de lavagens de jeans são obtidos por meio de laser, sem desperdício de água ou lavagens poluentes.

Veja 10 looks que amamos na galeria: