Aqua Allegoria é um marco da inovação sustentável da Guerlain. Com até 95% de ingredientes naturais, a coleção de perfumes, que é sucesso mundo afora, ganha álcool de agricultura orgânica, frasco feito com parte do vidro reciclável, e ainda uma nova fragrância, a Nerolia Vetiver (R$ 740, 125 ml), que conta com refil recarregável, que reduz o uso de vidro e de plástico.
O novo perfume é simplesmente encantador: um floral amadeirado frutado vibrante e luminoso. Um néroli radiante, realçado pelo vetiver e refrescado pelo manjericão, combinado com acorde de figo. Bazaar conversou com Gisele Magatti, coordenadora de treinamento e Sell Out da Guerlain, que tem como foco o compromisso com a beleza limpa e ecoformulada. Leia o papo na íntegra:
Quais foram as mudanças na linha Aqua Allegoria para torná-la mais sustentável?
Foram algumas consideráveis no processo de aplicar à marca o luxo sustentável como pilar. O primeiro passo foi a nova reformulação. Agora a linha é feita com 95% de ingredientes de origem natural, com álcool de beterraba de agricultura orgânica, e seu frasco feito de 15% de vidro reciclado, sem perder o brilho ou transparência.
Cada aspecto do frasco foi redesenhado e seus materiais repensados para permitir que recarregue seu perfume quantas vezes quiserem. O refil de 200 mL é compatível com os formatos de 75 mL e 125 mL. E pode-se fazer o processo sem nenhum receio: assim que chega no limite correto, o líquido cessa automaticamente, então é só remover e guardar até a próxima recarga.
Quando a preocupação com sustentabilidade começou a ganhar forma na Guerlain?
Desde 2007, assim que Laurent Boillot assumiu as rédeas da Maison Guerlain. Por quase 170 anos, as abelhas foram grande parte do nosso sucesso. Devemos muito a elas e se tornou nossa prioridade, obviamente, proteger a abelhas. Com essa meta, fizemos algumas parcerias extremamente importantes para nós (e para as abelhas, é claro) ao longo desses dez anos. Começamos em 2011, com The Brittany Black Bee Conservatory Association on Ouessant Island; 2015, The French Observatory of Apidolog; 2018, Bee School e, por fim, em 2019, The GoodPlanet Foundation, The Elyx Foundation and Women for Bees em parceria com a UNESCO.
Temos como pontos importantes: apoiar e promover as práticas de agricultura do pólen (orgânico); reabastecer as abelhas, preservando sua saúde e aumentando a diversidade de plantas e flores, de acordo com o espaço e o tempo; aumentar a renda para o estudo de abelhas, com o intuito de entender, analisar e constatar o impacto da degradação do meio ambiente; apoiar e promover as práticas de criadores de abelha, encorajando seu treinamento; repopulação de abelhas por meio do desenvolvimento do setor de criadores de abelha e conscientização do público geral em relação a importância das abelhas para o nosso ambiente. A Guerlain está comprometida em garantir que 100% de suas 40 matérias-primas sejam produzidas por meio de suprimentos sustentáveis certificados pela UEBT até 2026.
O projeto de refil deve se estender para outros cosméticos da marca?
Nós trabalhamos na embalagem e na fórmula ao mesmo tempo, mas precisamos pensar em como progredir no passo a passo. No Terracotta, por exemplo, precisamos pensar muito em como encaixar mais de 96% de ingredientes naturais na fórmula sem comprometer um de nossos maiores best sellers, e conseguimos. Para Guerlain, faz sentido explorar o refil porque evita desperdício tanto de produto, quanto de frasco, o que sempre foi nossa preocupação na hora de produzir os produtos.
Com todas essas mudanças: frasco, álcool orgânico, ingredientes de origem natural, refil, embalagem e tamanho, qual a expectativa em relação à aceitação dos consumidores fiéis?
Como pioneira no luxo sustentável, o nosso maior desafio de desenvolver um ecodesign enquanto a gente oferece uma experiência luxuosa é que a dificuldade de atingir o visual esperado é muito maior. Mas, para mim, dois pontos são essenciais para o luxo: criação e inovação e isso temos de sobra, sem perder nossa qualidade e valor, é claro. Hoje em dia, acredito que a preocupação com o meio sustentável seja algo de todos, inclusive dos nossos consumidores fiéis. Esse compromisso com a sustentabilidade já existe há muito tempo e dentro das nossas metas, com certeza está o comprometimento de reciclagem, redução, reutilização, refil por parte deles, também. Somos muito transparentes com toda nossa preocupação. Há dois anos lançamos a Bee Respect, uma plataforma digital que explica tudo: dos ingredientes, aos componentes de embalagem, produção, transporte e distribuição. E isso veio de uma demanda dos nossos consumidores, que queriam ver de perto esse processo.