
Foto: Divulgação
A Volvo apresentou, esta semana, seu carro mais compacto lançado até agora: o SUV EX30, um veículo de cinco lugares, 100% elétrico e que deve chegar ao Brasil em breve. Segurança e sustentabilidade são frentes defendidas pela marca sueca há alguns lançamentos. Agora, os tecidos usados em seu interior chamam a atenção pelo upcycling e preocupação ambiental. Repleto de materiais reciclados e fontes renováveis de produção – como jeans reciclado, linho e lã – o interior do automóvel ganha a luz em quatro tipos de acabamento, reforçando tal preocupação sem esquecer dos detalhes, além das cores externas branco (crystal white), azul (cloud blue), preto (onyx black), cinza (vapour gray) e amarelo (moss yellow).
O uso flexível do espaço interno aliado às utilidades oferecidas pelo seu time para melhorar o dia a dia das pessoas é o que tem feito Lisa Reeves, head de design de interiores da marca sueca, sorrir. O desafio desta vez era criar um carro útil para diferentes finalidades e, ao mesmo tempo, aproveitar ao máximo o espaço interno com sustentabilidade e integração tecnológica no foco. “Queremos usar esses tipos de material para torná-los recicláveis e circulares. Por outro lado, estamos abertos a matérias-primas naturais, cultivadas de forma responsável e que contribuem para o impacto ambiental ser menor”, conta Lisa. O fato de o jeans ter completado 150 anos, em maio, foi apenas coincidência para emprestar sua textura a uma das cores internas do automóvel. “Estamos olhando para fibras de jeans – tecidos de poliéster, garrafas pet e resíduos que criam esses efeitos especiais esteticamente falando”.

Imagem externa do novo carro, o mais compacto da montadora sueca (Foto: Divulgação)
Entre os outros materiais utilizados no interior aparecem um plástico reciclado feito de itens descartados, como caixilhos de janelas e persianas antigas; linho, uma fibra renovável derivada de plantas de linhaça; uma mistura de lã de origem responsável, incluindo 70% de poliéster reciclado; e um material de assento de malha estruturada que inclui plástico reciclado. “Criamos uma sensação de maior espaço, trabalhamos com sustentabilidade e novas maneiras de tornar este carro realmente inteligente devido ao seu tamanho compacto”, complementa. Além do estofamento em Nordico, material tecnicamente avançado criado a partir de tecidos feitos de recicláveis, como garrafas PET e bioplástico recuperado de florestas na Suécia e na Finlândia.
Túnel central
Lisa conta que a ideia de ter um carro compacto e, ao mesmo tempo, tecnológico, serviu para os designers quebrarem a cabeça e desenvolverem uma espécie de porta-luvas no eixo central para o passageiro da frente não precisar perder espaço entre pernas. E o motorista consiga alcançá-lo facilmente. Ali, há ponto de recarga por indução para o celular. Na parte de baixo, duas portas se abrem e você pode colocar pequenos objetos, além de um espaço para acomodar lixo. “Talvez, aqueles óculos de sol que queira deixar no carro em um espaço fechado e protegido. Ou um saquinho de snacks ou uma bolsa de mão. Na parte superior, você tem essa gaveta embaixo do apoio de braço, que desliza para a frente e tem uma espécie de tabuleiro em cima com argolas para porta-copos”.

Esboço do túnel central, no interior do veículo (Foto: Divulgação)
Segundo ela, o espaço é muito flexível, ergonômico e deixa o condutor e passageiros escolherem como usá-lo. Para isso, usaram pesquisas de mentalidade intuitiva e estratégia de UX (experiência do usuário). O uso do celular para as crianças, na parte de trás do veículo, foi levada em conta, também. “É como construir uma casa. Você quer uma arquitetura forte, que funcione, para integrar a tecnologia. Há linhas-chave que descrevem a personalidade distinta e característica de cada carro”, conta. Essas linhas arquitetônicas ajudam a guiar o design gráfico e entender onde ela e seu time podem trabalhar, equilibrando texturas e tons. “O tempo todo é essa emoção, que está no primeiro esboço, que nos guia e tentamos preservar no design final”. Normalmente, as pesquisas para trazer a público um novo design leva cerca de um ano e, mais um, que vai passar por linha de produção, protótipos e testes.
Sustentabilidade e Segurança
Em seu portfólio, a Volvo tem carros que vão do mais compacto, como este novíssimo EX30, até o recém-lançado EX90, de sete lugares. Todos têm características bem diferentes, mas a marca vem entendendo o uso de seus consumidores para entender quem são os clientes-alvo e a finalidade para cada carro, para além do seu tamanho do carro. “Discutimos essas coisas o tempo todo. Qual é o tipo de usuário, sua motivação, o que eles realmente precisam? E olhamos para coisas práticas, como preciso sentar, dirigir e quero me sentir seguro”, conta Thomas Stovicek, head de user experience (UX).
“Este carro tem uma boa mistura de versatilidade de armazenamento, mas boa base de funcionalidade e de segurança, capaz de fazer as coisas do dia a dia”. Segundo ele, a vida digital é algo a se levar em conta quando se pensa em comprar um carro. E essa conectividade de software, moderno e atualizável, pode ser um chamariz na hora de se optar por qual carro comprar. Um dos destaques do novo carro são os sensores 360, que sinalizam – por exemplo – quando uma bike está no entorno e faz com que você evite abrir a porta do veículo.

Exterior do novo Volvo EX30 (Foto: Divulgação)