Foto: Divulgação

O estilista João Maraschin sempre teve vontade de expandir horizontes e construir uma carreira internacional. Na semana passada, ele deu o primeiro passo, integrando o desfile coletivo da London College na temporada de moda de Londres, depois de cursar mestrado em design de moda (ele já havia feito uma pós-graduação na mesma escola).

SIGA A BAZAAR NO INSTAGRAM

Foto: Divulgação

Foi a coleção de formatura, misturando material de base biológica e processos artesanais, inspirada na sua condição de estrangeiro. Daí o tema “Foreigner Traveller”, que encantou os avaliadores e garantiu uma vaga na passarela montada na Roundhouse, espaço de shows localizado em um antigo galpão ferroviário, no vibrante bairro de Camden Town.

Foto: Divulgação

“Todo o processo começou com a vontade de criar um processo colaborativo baseado em vivências diferentes”, conta João, que, para transformar croquis em roupas, contou com o savoir-faire de artesãs e avanços têxteis nacionais.

Foto: Divulgação

Ex-coordenador de estilo de Ronaldo Fraga, ele escalou um grupo de bordadeiras em Itabira, interior de Minas Gerais, para bordar e rebordar algodão orgânico.

O maior desafio, entretanto, foi lidar com um material totalmente novo, o “couro” de folha, chamado Beleaf, produzido pela empresa carioca Nova Kaeru, especializada em peles como a de pirarucu. Com ele, João criou três modelos de bolsa e quatro de sapatos feitos em parceria com a designer Tabitha Ringwood. “Também fiz um colete longo e uma saia-lápis. Nela, incluí uma superfenda para compensar a falta de elasticidade”, explica o estilista, que, por enquanto, pretende comercializar apenas os acessórios.

Foto: Divulgação

No total, a coleção reúne 28 peças que foram condensadas em oito looks no desfile do London College. Depois da passarela, as peças foram exibidas para compradores em dois showrooms, o 50mLondon – projeto experimental dedicado a novos designers – e o Positive Fashion, plataforma do British Fashion Council, na qual João vai apresentar coleções por mais duas temporadas. E, tudo isso, é só o começo.