Por Chiara Gadaleta
A designer brasilense Flavia Amadeu, em parceria com a empresa Ratorói, lançou, nesta semana, máscaras ecológicas reutilizáveis, desenvolvidas para evitar a propagação da Covid-19 no Brasil e arrecadar fundo de amparo para comunidades ribeirinhas na floresta Amazônica.
O projeto internacional, intitulado “Funtastic Mask”, feito a partir de plástico reciclado e borracha amazônica, terá 20% de cada produto vendido destinado a comunidades ribeirinhas impactadas pelo vírus.
Anvisa
As máscaras, que foram criadas dentro dos moldes recomendados pelos profissionais de saúde (Anvisa), além de funcionarem como barreira física contra o vírus, também servem para elevar o humor e a autoestima de pessoas no período de pandemia.
Adulto e infantil
Os produtos disponíveis nos tamanhos infantil e adulto, além de terem variedade de cores e texturas, podem ser lavados com água e sabão ou desinfetado com álcool para utilização constante.
Inclusão
Flávia conta que seus produtos são criados com borracha de seringueiras da Floresta Amazônica, e promovem tanto a inclusão de mulheres e jovens na cadeia produtiva, como geram renda na floresta e incentivam a preservação dos recursos naturais na área.
Poucos profissionais
“As regiões amazônicas não têm estrutura hospitalar e são poucos profissionais de saúde para dar conta dos infectados pela Covid-19. A vida dos ribeirinhos da Amazônia sempre foi um grande desafio. Com as restrições impostas pela pandemia, muitas famílias que sobrevivem de extrativismo serão prejudicadas”, conta.
Iniciativas como estas mostram como o design do futuro é sustentável e solidário!
Bjs,
Chiara
Serviço
Site: www.flaviaamadeu.com.br.