Foto: Matheus Ern

Por Chiara Gadaleta

A designer brasilense Flavia Amadeu, em parceria com a empresa Ratorói, lançou, nesta semana, máscaras ecológicas reutilizáveis, desenvolvidas para evitar a propagação da Covid-19 no Brasil e arrecadar fundo de amparo para comunidades ribeirinhas na floresta Amazônica.

SIGA A BAZAAR NO INSTAGRAM

O projeto internacional, intitulado “Funtastic Mask, feito a partir de plástico reciclado e borracha amazônica, terá 20% de cada produto vendido destinado a ​comunidades ribeirinhas impactadas pelo vírus. 

Anvisa

As máscaras, que foram criadas dentro dos moldes recomendados pelos profissionais de saúde (Anvisa), além de funcionarem como barreira física contra o vírus, também servem para elevar o humor e a autoestima de pessoas no período de pandemia.

Adulto e infantil

Os produtos disponíveis nos tamanhos infantil e adulto, além de terem variedade de cores e texturas, podem ser lavados com água e sabão ou desinfetado com álcool para utilização constante.

Inclusão

Flávia conta que seus produtos são criados com borracha de seringueiras da Floresta Amazônica, e promovem tanto a inclusão de mulheres e jovens na cadeia produtiva, como geram renda na floresta e incentivam a preservação dos recursos naturais na área.

Poucos profissionais

“As regiões amazônicas não têm estrutura hospitalar e são poucos profissionais de saúde para dar conta dos infectados pela Covid-19. A vida dos ribeirinhos da Amazônia sempre foi um grande desafio. Com as restrições impostas pela pandemia, muitas famílias que sobrevivem de extrativismo serão prejudicadas”, conta.

Iniciativas como estas mostram como o design do futuro é sustentável e solidário!

Bjs,

Chiara

Serviço

Site: www.flaviaamadeu.com.br.