Larissa Greven, fundadora da Oficina Muda – Foto: Divulgação

A Oficina Muda, criada em 2016 para promover a economia circular e a gestão dos resíduos sólidos de forma inovadora e criativa, tem como objetivo reduzir os danos ambientais do setor e impactar positivamente o comportamento das marcas e dos consumidores.

A multimarcas de moda upcycling seleciona, analisa, reaproveita e repara peças de descarte de marcas parceiras, dando nova vida a esses produtos. “Usamos o upcycling como processo criativo e produtivo. O reaproveitamento é o método de transformar materiais ou produtos que seriam descartados em novas peças, agregando valor e sentido”, diz Larissa Greven, fundadora da Oficina Muda.

Ao lado do sócio Luiz Eduardo Lyra, Larissa explica que todo o processo de ressignificação das peças começa com a chegada da roupa, onde é definido e analisado o tipo de conserto e modificação que será realizado. Depois vem a parte de lavanderia, tinturaria e costura. “Entre botões e agulhas, a roupa se renova e recomeça um novo ciclo, ganha um ressignificado”, diz Larissa. O próximo passo, então, é a venda, onde roupas e acessórios são enviados para as lojas físicas e online. “Aumentamos o tempo de vida útil da peça em prol de um futuro mais sustentável“, completa.

Em parceria com a Rede Asta, a Oficina Muda tem cadastrada hoje mais de 10 mil artesãs por todo o Brasil que recebem a doação dos tecidos e transformam em produtos dentro de sua área local. “O nosso compromisso é ampliar o impacto positivo para mulheres, transformar toneladas de resíduos em trabalho e renda para artesãs e costureiras”, diz Larissa.

A Oficina Muda ressignifica por mês em torno de 12 mil peças e desde 2016 já somam mais de 250 mil peças, o que corresponde a cerca de 60 toneladas de tecidos que seriam descartados. A multimarcas tem hoje como parceiros grifes como Farm, Animale, Dress to, Maria Filó, Cantão, Agilità, Redley, Loja Três, A Teen, Love Dress, CCM e Sardina.

Com três lojas físicas, sendo uma conceito em Laranjeiras, no Rio de Janeiro, a Oficina Muda está em processo de expansão e inaugura nova loja em Copacabana em novembro.