Chiara Gadaleta – Foto: Arquivo pessoal

Por Chiara Gadaleta

Nesta segunda-feira (20.04), será lançado o Covid Radar, um coletivo que conta com organizações como Pacto Global da ONU, Serasa Experian, SAP, Amazon, Atos, Universidade de São Paulo (USP), entre outras que atuam nos mais diversos setores da economia e trabalham conjuntamente para minimizar impactos gerados pela doença (Covid-19) e contribuir para a retomada econômica brasileira. Este coletivo está dividido em três frentes: Conexão Covid Radar, Saúde Covid Radar e Painel Covid Radar.

SIGA A BAZAAR NO INSTAGRAM

Conexão Covid Radar

O Conexão Covid Radar coloca em contato empresas que queiram fazer doações – equipamentos ou de matéria-prima para produzir insumos de primeira necessidade, assim como as principais demandas de suprimentos e EPIs (Equipamento de Proteção Pessoal) – a instituições que precisam de ajuda, por meio de um Market Place, nos moldes dos sites de compra e venda de produtos. Estão cadastradas nele todas as secretarias de saúde do Brasil, mais de 5 mil, que solicitam desde EPI para os profissionais de saúde a ventiladores pulmonares.

Saúde Covid Radar

Já o Saúde Covid Radar servirá de base para aplicativos de monitoramento de saúde e mobilidade, com a coleta diária de informação anonimizada sobre os cidadãos, principalmente sobre sintomas e monitoramento geolocalizado para estimar a expansão do vírus. A população poderá contribuir diariamente com informações, como sintomas, por exemplo, e ajudar a mapear e conter o avanço da Covid-19 no País.

Painel Covid Radar

No Painel Covid Radar, pode ser visualizada a base completa com os dados anonimizados e informações sobre a pandemia que estão sendo disponibilizados pelos parceiros do Covid Radar para desenvolvimento de modelos e pesquisa, índices, tendências, visualizações sobre diversos aspectos da pandemia.

Base de dados completa

Os usuários do Painel Covid Radar podem ser empresas, organizações acadêmicas, mídia e sociedade. A academia e os governos, por exemplo, podem visualizar a base de dados completa e simular diversas combinações. Com esses dados, é possível detalhar, por exemplo, por cidade e até por bairro como está o cenário e as movimentações, permitindo a adoção de medidas rápidas e assertivas nas mais diversas áreas atingidas.

União

“A união de todos nesse momento faz realmente a diferença. Empresas e organizações vão doar dinheiro, dados, EPIs, serviços, entre outros ativos importantes. É gratificante ver a parceria e o trabalho em equipe, que une todos em prol de um objetivo comum. Conseguimos reunir aqui, além do Pacto Global, organizações como Ethos, Cebds, Sistema B e o Movimento Ecoera”, afirmou Carlo Pereira, diretor-executivo da Rede Brasil do Pacto Global da ONU.

Conheça aqui a plataforma e seus apoiadores: http://covidradar.org.br/