Yasmine Sterea – Foto: Reprodução/Instagram/@riachuelo

A parceria entre a Riachuelo e o Free Free completa um ano e endossa o propósito de que a moda, quando vista como roupagem e não tendência, se torna um preponderante agente transformador da sociedade. Desde o início de 2019, quando as instituições se uniram, foram criadas e desenvolvidas iniciativas que já impactaram mais de 100 mil pessoas e atenderam mais de cinco mil mulheres em workshops, palestras e projetos sociais.

SIGA A BAZAAR NO INSTAGRAM

Uma das frentes é o projeto de upcycling, em que roupas e materiais de refugo ganham um novo significado nas mãos de mais de 200 artesãs brasileiras localizadas em 10 comunidades. Após o processo, as peças são vendidas, geram renda familiar e movimentam a economia local.

No último ano, a Riachuelo doou mais de 12 mil peças para essa atividade e, em 2020, uma tonelada de tecidos foi disponibilizada para confecção de máscaras de proteção. “O Free Free leva liberdade física, saúde emocional e financeira para mulheres através da moda”, explica a fundadora do movimento, Yasmine Sterea.

Para transformar e trabalhar por uma moda que inclui e não exclui, a Riachuelo reafirma o compromisso da companhia em manter uma agenda ativa de iniciativas propositivas que agem, de dentro para fora, por uma sociedade com menos desigualdade.

“Nossa união, em 2019, faz parte dessa sede por transformação que começa pelo reforço de nossas políticas internas e permeia por toda nossa cadeia. O mundo pede por mudanças e estamos abertos e prontos para ela”, conta Marcella Kanner, head de comunicação corporativa da Riachuelo.

Outro foco da parceria, nos últimos anos, é dar luz a pluralidade e ter, de fato, representatividade em todas as esferas de atuação da companhia. Foram dezenas de ações desenvolvidas entre campanhas, desfiles e workshops que junto com personalidades dão voz ao movimento.

Em 2020, a Riachuelo e o Free Free fortalecem a parceria, lançam uma coleção de autoexpressão e mantém o compromisso de ampliar ainda mais a agenda com iniciativas de impacto social. “Por um mundo com menos desigualdade social, de gênero e racial. Vamos em frente com amor, com coragem, conexão e criatividade e sabemos que podemos transformar juntos e trabalhar por uma moda diversa, uma moda que cura, uma moda que faz a diferença no mundo”, completa Yasmine.

Vidas Transformadas

Desde o início do projeto, Riachuelo e Free Free se uniram para mostrar que a moda transforma vidas seja pela autoestima, seja pela oportunidade de trabalho. “Somos movidos pela moda que transforma e nossa união com o Free Free reflete a forma como queremos fazer parte desse processo de ressignificação da indústria e da sociedade”, afirma Marcella Kanner.

Ações sociais, workshops e palestras já respaldaram diretamente 5 mil mulheres brasileiras.

Somos Free Free

Diante de todo o cenário de transformação, a Riachuelo e o Free Free se inspiram em recomeços e lançam uma nova collab que traduz nas peças quatro sentimentos que são agentes poderosos: amor, coragem, criatividade e intuição.

A coleção tem venda exclusiva no site da Riachuelo e ao comprar, os clientes se tornam apoiadores e multiplicadores das iniciativas da varejista com o movimento, investindo em diversos projetos e impactando cada vez mais pessoas.