Sustentabilidade pode não ser o primeiro tópico que lhe venha à mente quando falamos sobre a parceria entre Tommy HilfigerShawn Mendes, mas o assunto é o principal pilar da colaboração inédita entre a marca e o artista. Unidos para ampliar as discussões sobre mudanças climáticas e incentivar movimentos sustentáveis, Hilfiger e Mendes se unem no projeto “Play It Foward”, que contará com inúmeras ações ao longo dos próximos anos.

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A parceria é lançada com um presente para os amantes da voz de Shawn: um clipe com um cover de “Dancing in the Dark”, música de Bruce Springsteen. O vídeo lança a nova campanha da Tommy, chamada “Classics Reborn” e que revisita itens da coleção clássica de 1985 da marca – desta vez, produzidos com materiais sustentáveis.

A colaboração é resultado de uma grande reflexão promovida por Shawn Mendes e sua equipe na preparação da próxima turnê do artista. “Fiquei profundamente chateado quando percebi que eu, como um artista, estava contribuindo para a crise climática ao fazer uma das minhas coisas preferidas: turnês”, conta Mendes em entrevista à Bazaar.

Shawn Mendes e Tommy Hilfiger se unem para diminuir o impacto ambiental da moda e da música
Foto: Divulgação

Depois de conversas e pesquisas com ativistas e cientistas da área, o artista se prepara para adotar medidas que diminuam a pegada de carbono da sua turnê – e contará com o apoio de Hilfiger para isso. Além de desenvolver um figurino para os shows de Shawn com peças recicladas e de upcycling, a marca doou U$ 1 milhão para compensar os impactos ambientais da turnê.

Além disso, Shawn Mendes cocriou com a marca uma coleção-cápsula, que mergulha no arquivo de clássicos da label. “Todos os designs focarão em qualidade, design circular e as mais recentes inovações em materiais, para mostrar às nossas comunidades que é possível”, revela Hilfiger sobre as peças que serão lançadas na primavera de 2023 do hemisfério norte.

Conversamos com exclusividade com Shawn Mendes e Tommy Hilfiger sobre a colaboração e descobrimos mais detalhes sobre a parceria, os próximos shows do artista e, até mesmo, seu principal segredo fashion. Leia a íntegra abaixo:

Shawn Mendes

Shawn Mendes e Tommy Hilfiger se unem para diminuir o impacto ambiental da moda e da música
Foto: Divulgação

Harper’s Bazaar – Como você se sentiu quando Tommy Hilfiger te convidou para essa colaboração?
Shawn Mendes –
Tenho um respeito incrível pela visão de Tommy e tive a sorte de participar do Met Gala com a marca duas vezes, então fiquei extremamente animado quando me convidaram para ser o novo embaixador da Tommy Hilfiger, especialmente porque ambos valorizamos muito a sustentabilidade.

Como as mudanças climáticas te impactaram pessoalmente?
Impactou a forma como farei minha turnê. Analisei as diferentes coisas que compõem nossa pegada de carbono e fiquei profundamente chateado quando percebi que eu, como um artista, estava contribuindo para a crise climática ao fazer uma das minhas coisas preferidas: turnês.

Estamos em um momento crucial para o clima e é importantíssimo para mim que nossa turnê seja um passo na direção correta. Eu e meu time trabalhamos humildemente com cientistas climáticos e jovens ativistas para entender como podemos reduzir as emissões da turnê e desenvolvemos um programa que nos permitiu reduzir nosso impacto de carbono em 50% por show, comparado com a última turnê, e para mitigar ainda mais outras emissões inevitáveis para se tornar uma missão climaticamente positiva (negativa em carbono).

Através da Shawn Mendes Foundation, muito do seu trabalho é focado em tópicos sustentáveis. O que você espera atingir com isso?
Fiquei inspirado pelo trabalho que vi de incríveis jovens e agentes de mudança ao redor do mundo, que tentam impactar positivamente o nosso planeta. Me sinto honrado de aprender com eles e com outros especialistas e de fazer minha pequena parte para contribuir com essa missão. Minha esperança é que possamos aprender juntos a inspirar outros a fazer a mesma coisa.

Você usará peças recicladas e de upcycling da Tommy Hilfiger na sua turnê “Wonder”, além disso você cocriou uma coleção-cápsula com a marca. O que você gosta do estilo da label?
Gosto que suas peças são clássicas e despretensiosas, mas tem uma camada extra de diversão ou detalhes inesperados. Tommy trabalhou com artistas lendários – de Destiny’s Child a Rolling Stones -, então é uma honra ser o rosto da sua próxima campanha.

Qual é seu maior conselho fashion e o que aprendeu ao trabalhar com Tommy Hilfiger?
Não tenha medo de experimentar novas coisas. Através do meu trabalho com Tommy, aprendi a equilibrar peças novas e antigas.

Tommy Hilfiger

Shawn Mendes e Tommy Hilfiger se unem para diminuir o impacto ambiental da moda e da música
Foto: Divulgação

Harper’s Bazaar – O que inspirou uma colaboração focada em sustentabilidade e como a parceria foi desenvolvida?
Tommy Hilfiger –
Nós sempre acreditamos que podemos alcançar mais ao trabalharmos juntos ao invés de sozinhos e tivemos a ideia de nos associarmos com alguém que divida dos mesmo valores focados em sustentabilidade que nós. Shawn já alcançou tanto neste espaço e é um verdadeiro pioneiro e modelo a seguir. Além disso, sua comunidade de seguidores é a próxima geração de líderes que estão desencadeando mudanças. Nós ficamos imediatamente animados para engajar nossas comunidades juntas para criar um verdadeiro impacto.

Por que a sustentabilidade está no centro da colaboração?
Trata-se de criar um futuro pelo qual todos esperamos e nós todos temos uma responsabilidade compartilhada de criar mudanças positivas. Enquanto sabemos que temos um longo caminho pela frente, esta é uma jornada – então vamos continuar aprendendo, compartilhando e inovado à medida que levamos nossos esforços a outro nível.

Por que escolheram Shawn Mendes como parceiro nesta jornada?
Shawn é um artista, compositor e produtor talentoso – e um líder que é apaixonado por sustentabilidade e mudanças climáticas. Ele lançou sua própria fundação de caridade que foca na saúde mental de jovens, direitos humanos e, é claro, no planeta. Ele também é uma inspiração para o que a próxima geração pode conquistar. Além de tudo isso, ele tem um ótimo senso de estilo.

Você pode compartilhar mais detalhes da coleção-cápsula, que será lançada na primavera norte-americana de 2023?
Estamos pesquisando peças do 1985 Program, que reflete nosso comprometimento com sustentabilidade enquanto nossos ícones são reimaginados com materiais mais ecofriendly. Todos os designs focarão em qualidade, design circular e as mais recentes inovações em materiais, para mostrar às nossas comunidades que é possível.

Até agora, como a jornada sustentável da Tommy Hilfiger evoluiu?
Nossa jornada começou há uma década e lançamos muitos programas e iniciativas focados em tópicos como inclusão e circularidade. Nos guiamos por metas para reduzir nossos impactos negativos a zero e aumentar nossos impactos positivos a 100%. Em todas as áreas do nosso negócio, estamos trabalhando duro para manter a mentalidade de sustentabilidade em primeiro lugar, em tudo o que fazemos, então nossa colaboração com Shawn é um próximo passo natural e empolgante para nós.