Todas as peças da tocha olímpica foram feitas com alumínio reciclado – Foto: Reprodução/Instagram/@olympics

Cama de papelão, medalhas de lixo eletrônico… as ações sustentáveis adotadas pelo Comitê Olímpico para as Olimpíadas de Tóquio viraram notícia ao redor do mundo. Bazaar Green lista as cinco principais iniciativas que você precisa saber do evento:

A tocha

Todas as peças da tocha olímpica foram feitas com alumínio reciclado, mas a origem desse metal tem representatividade a mais: ele foi tirado dos lares temporários feitos para abrigar os japoneses após o terremoto e tsunami de 2011.

As medalhas

As medalhas olímpicas e paralímpicas são feitas de metais reciclados de smartphones e outros equipamentos eletrônicos. Os japoneses doaram 79 mil toneladas para produzir as mais de 5 mil medalhas.

Os pódios

Os pódios que os atletas recebem suas medalhas recicladas também são feitos de materiais reutilizados: plástico reciclado.

As acomodações

As camas das acomodações dos atletas são feitas de papelão e suportam até 200kg. Já o colchão é feito de plástico, que também dá para ser reciclado ao fim dos jogos.

A energia

De acordo com o comitê organizador, a maior parte da energia utilizada nas Olimpíadas de Tóquio é renovável, vindo de painéis solares e biomassa orgânica.