Exposições

“Body Language” – Foto: Matthew Gordon

O que vem depois de Milão e Veneza? Nova York, claro. Para manter o ritmo e não desfazer as malas, os amantes de arte e design podem incluir a Big Apple no circuito cultural frenético de 2026. A NYCxDesign acontece de 14 a 20 de maio e, junto dela, chegam eventos para todos os gostos.

Entre os destaques está a ICFF (International Contemporary Furniture Fair), que será realizada entre os dias 17 e 19 no Javits Center. A lista de participantes desta edição inclui o projeto Brazilian Furniture, iniciativa da Abimóvel voltada à projeção internacional do design brasileiro. E falando em Brasil, o showroom da JADERALMEIDA em Tribeca também integra o circuito oficial da semana de design. A seguir, selecionamos seis exposições para agregar ao roteiro de quem estiver por lá.

“Dudd Lite” na The Future Perfect

Exposições

Foto: Divulgação

Até dia 26 de junho, a The Future Perfect recebe “Dudd Lite”, uma parceria entre a galeria e o coletivo de design filadelfiano Dudd Haus. A exposição, que tem co-curadoria de Laura Young, apresenta cerca de 120 luzes noturnas pensadas por diferentes criativos.

Endereço: 8 St Lukes Place – West Village, Nova York

“Inside~Out: Bird’s Eye View” no rooftop do Two Trees

Exposições

Foto: Reprodução/@kinandcompany

Realizada pelo estúdio nova-iorquino Kin & Company desde 2019, a mostra “Inside~Out” tem como foco objetos de design externo e independente. Nesta edição, realizada entre 18 e 22 de maio, a exposição será organizada ao redor do tema “Bird’s Eye View”, focando numa interação interespécies ao apresentar trabalhos feitos, ao mesmo tempo, para humanos e pássaros.

Endereço: 45 Main Street, 10º andar – Brooklyn, Nova York

“One Night Stand: What We Bring to Bed” no citizenM Bowery hotel

One Night Stand

Foto: Divulgação/Kendall Mills

Plataforma dedicada a promover designers independentes, o American Design Club apresenta, até 20 de maio, uma seleção de 40 peças que integram o universo do sono. Organizada em seis categorias — mesa de cabeceira, hidratação, cuidados, mente e saúde —, a exposição propõe uma reflexão sobre os objetos que integram o ritual de descanso.

Endereço: 189 Bowery – Lower East Side, Nova York

“Body Language” no showroom da Mociun

Em cartaz entre 19 de maio e 27 de junho, a coletiva organizada pelo Bower Studios reúne trabalhos de 17 criativos para refletir sobre uma comunicação instintiva. Além de englobar diferentes suportes, como mobiliário e pintura, a mostra acontecerá em uma loja de joias e artigos para casa, ressaltando sua multidisciplinaridade.

Endereço: 683 Driggs Avenue – Brooklyn, Nova York

“Fancy & Flourish” na Jacqueline Sullivan Gallery

Fancy & Flourish

Foto: Divulgação

A mostra ressalta o chamado fancy style, estética que surgiu entre os séculos 18 e 19 e se caracteriza pelas padronagens e ornamentações dos próprios objetos decorativos. Reunindo trabalhos históricos e de Gordon Moore, Isabel Rower e Katie Stout, a exposição pode ser visitada até dia 20 de junho.

Endereço: 52 Walker Street, 4º andar – Tribeca, Nova York

“Connections Across Time: Dualde Cornelsen” na ESPASSO

Dualde Cornelsen

Foto: Divulgação

Após a estreia na SP-Arte, os designers Lucas Jimeno Dualde e Pali Xisto Cornelsen levam seus móveis para Nova York, onde os apresentam na galeria ESPASSO até o dia 19 de maio. A seleção reúne as peças já apresentadas em São Paulo com outras produzidas no início da parceria entre a dupla, incluindo também colaborações com Jejo Cornelsen, pai de Pali.

Endereço: 38 North Moore Street – Tribeca, Nova York