Algumas peças têm o poder de transformar um ambiente — não apenas pela estética, mas também pela funcionalidade que oferecem. Bares e gabinetes, por exemplo, são elementos que podem elevar a decoração de uma casa e, ao mesmo tempo, servir como pontos de apoio para o dia a dia — especialmente se você é adepto da arte de receber. Nesta seleção da Coleção Bazaar, reunimos algumas criações de designers que aliam estética, artesanato, tecnologia e funcionalidade. Confira:
- Bar Diamante por Bruno Carvalho para +55design

Bar “Diamante” – Foto: Divulgação
Feita em madeira tauari e sucupira, a peça possui pequenos relevos quadrados e angulados, que remetem a pedras lapidadas. Os relevos trazem um jogo de luz e sombra ao Diamante, que, assim como uma joia, é lapidado minuciosamente. No interior, os detalhes são em couro verde.
- Bar Nouveau por Luísa Attab e Clemilson Saints para Designers Group

Bar “Nouveau” – Foto: Yuri Vilhena
Inaugurando a parceria entre a designer Luisa Attab e o artista Clemilson Saints, o bar foi lançado na última edição da SP-Arte e possui relevos esculturais em argamassa que remetem à fauna e à flora brasileiras.
- Bar da coleção Celeiro por Mula Preta

Bar da coleção “Celeiro” – Foto: Ramanaik Cunha Bueno
Inspirado na arquitetura dos pilotis, o bar possui pernas em madeira maciça e laterais em acrílico. De acordo com a marca, a intenção aqui é equilibrar o contraste entre solidez e leveza.
- Bar Onda por BAM Design

Bar “Onda” – Foto: Divulgação
O bar, lançado na MADE deste ano, é feito em madeira com portas ripadas e curvas orgânicas, além de possuir um interior iluminado com suportes e nichos. A madeira, material central no design brasileiro, aparece trabalhada com precisão artesanal, mas sem perder a sensação de naturalidade. O resultado é uma peça que se conecta com referências fortes do design e da arquitetura moderna no Brasil — especialmente nas curvas, na fluidez e na valorização do gesto manual.
- Gabinete Fornada por Marcus Camargo

Gabinete “Fornada” – Foto: Divulgação
Feito em madeira com relevos em cerâmica, o Fornada é inspirado nas formas de assar empada — prato típico do Goiás, cidade natal do designer. A peça, lançada na MADE deste ano, foi produzida em parceria com os artesãos da cidade e homenageia o trabalho das cozinheiras e ceramistas.
- Gabinete Atuxuá por Humberto Campana

Gabinete “Atuxuá” – Foto: Divulgação
O gabinete é fruto de uma parceria com a galeria Aequō em Mumbai e celebra o capim Sabai e as máscaras indígenas brasileiras utilizadas em rituais de cura. Campana buscou traduzir elementos tradicionais do artesanato indiano na peça, amarrando o Sabai com fios de latão para revestir a estrutura.
- Gabinete Kaléidoscope por Estúdio Campana para Louis Vuitton

Gabinete “Kaléidoscope“ – Foto: Divulgação
Feito para a coleção Objets Nomades, o móvel é fruto da parceria de longa data entre o Estúdio Campana e a Louis Vuitton. “Kaléidoscope reflete a jornada de descobertas enquanto navegamos pelo mundo, capturando a multiplicidade de sentimentos e percepções moldados por nossas experiências de vida. Da euforia à contemplação — e tudo o que há entre esses extremos —, essas camadas se sobrepõem, formando um movimento magnífico e hipnótico que abraça tanto os redemoinhos alegres quanto os caóticos da vida”, reflete Humberto Campana.