Alguns estudos já provaram que ambientes esteticamente agradáveis contribuem com a concentração, retenção de informações e bem-estar emocional. Nas bibliotecas públicas, isso se traduz em locais que podem estimular a criatividade, o pensamento e a sede por conhecimento.
A arquitetura do espaço, portanto, torna-se uma aliada, influenciando diretamente na experiência do leitor. A seguir, reunimos cinco bibliotecas ao redor do mundo que se destacam para além de seus acervos.
Phillips Exeter Academy Library – Exeter, Estados Unidos

Phillips Exeter Academy Library – Foto: Cemal Emden
Projetada em 1965 por Louis Kahn, a biblioteca da Phillips Exeter Academy impressiona pela monumentalidade brutalista. Blocos de concreto e tijolo circundam um átrio central, revelando prateleiras iluminadas por claraboias superiores. A luz natural desempenha um papel central na proposta do projeto, criando um ambiente propício para os estudos.
Real Gabinete Português de Leitura – Rio de Janeiro, Brasil

Real Gabinete Português de Leitura – Foto: Divulgação
Localizado no centro do Rio de Janeiro, o edifício inaugurado em 1887 mistura elementos góticos e renascentistas. A biblioteca, que teve sua fachada feita pelo escultor Germano José, abriga mais de 350 mil volumes e foi idealizada por imigrantes portugueses em celebração à cultura lusitana.
Deichman Bjørvika Library – Oslo, Noruega

Deichman Bjørvika Library – Foto: Einar Aslaksen
Aberta em 2020, a Deichman Bjørvika representa um espaço urbano adaptável e tecnológico. O prédio, assinado pelos escritórios noruegueses Lund Hagem e Atelier Oslo, combina vidro, concreto e cores claras em um desenho que valoriza a integração. Internamente, ambientes como salas silenciosas, áreas comuns e restaurante permitem que a biblioteca funcione como um equipamento cultural versátil.
Beijing City Library – Pequim, China

Beijing City Library – Foto: Yumeng Zhu
Com projeto do escritório norueguês Snøhetta, a biblioteca foi inaugurada oficialmente em dezembro de 2023. Sua estrutura chama a atenção pelas colunas em formato de árvore que sustentam um teto iluminado. O interior é formado por plataformas de diferentes níveis, nichos de leitura e iluminação natural. Reconhecido por alinhar referências chinesas a tecnologias sustentáveis, o projeto também possui controle de clima interno e coleta de água da chuva.
Mariam’s Library – Zanzibar, Tanzânia

Mariam’s Library – Foto: Divulgação
Construída em Zanzibar pelo estúdio suíço Parallel, a Mariam’s Library nasceu com o intuito de democratizar o acesso à literatura para as crianças da região. Inaugurada em 2024, a biblioteca foi erguida com materiais de baixo custo e em harmonia com o clima local. As paredes perfuradas garantem iluminação natural e conforto térmico para os estudantes da vila de Mwanyanya, resultando em um espaço acolhedor e minimalista.

