
Helen Frankenthaaler – Foto: Divulgação
O desfile Spring 2026 da marca Ulla Johnson, que aconteceu no último dia 14 em meio à New York Fashion Week, teve como uma das principais inspirações o trabalho de Helen Frankenthaler. A marca escolheu três pinturas da artista nova-iorquina — Western Dream (1957), Moontide (1968) e Nature Abhors a Vacuum (1973) — como ponto de partida para traduzir a fluidez de suas obras para o mundo da moda.
Os tecidos etéreos, franjas, penas e estampas diluídas remetem aos trabalhos da artista, que é reconhecida como uma das figuras mais importantes do abstracionismo americano no pós-guerra. Frankenthaler foi uma das responsáveis por articular a transição entre o Expressionismo Abstrato e o movimento conhecido como Color Field Painting, caracterizado por grandes manchas de cor com texturas ou pinceladas expressivas.
O desfile de Ulla Johnson também buscou abraçar a feminilidade, a leveza e a beleza — características que, segundo ela, muitas vezes são vistas como superficiais. A coleção mostra que também existe profundidade em abraçar o processo criativo e romper com alguns limites.
Na obra Mountains and Sea, por exemplo, Frankenthaler despejou tinta diluída sobre uma tela no chão, deixando que os pigmentos fluíssem para explorar novas técnicas. Ao longo de sua carreira, a artista experimentou diversos meios, incluindo pinturas em tela, papel, tapeçaria, cerâmica e escultura. As pinturas Riverhead (1963) e Tutti-Frutti (1966) também são obras de destaque.