
Foto: Divulgação
“Cosmogonia Colérica” marca a primeira exposição individual de Thiago Martins de Melo em São Luís (MA), sua cidade natal. A mostra tem curadoria de Germano Dushá e reúne mais de uma década de produção do artista, entre pintura, escultura, vídeo e instalação. A proposta é mergulhar em um universo visual onde espiritualidade, história e resistência se entrelaçam entre 21 composições.
Produzidas entre 2013 e 2025, as obras expõem as visões de Thiago sobre o Sul Global, evocando entidades espirituais, corpos em transmutação, narrativas de luta e imagens sensuais. “Vejo o meu trabalho a partir do lugar onde eu nasci, minha identidade está fincada na América Latina, na luz, nas cores, nas lutas e no respeito à ancestralidade”, afirma Thiago.
Sua abordagem dialoga com ancestralidade e insurgência, confrontando questões históricas e ativando o imaginário coletivo por meio da arte. Mais do que uma retrospectiva, “Cosmogonia Colérica” marca o retorno de Thiago às suas raízes, reforçando também a importância de expor manifestações artísticas para além do eixo Rio-São Paulo. A mostra é uma realização da Brazimage e conta com patrocínio do will bank.