Por Otávio Tronco

Não é incomum perceber um aroma que lembra terra molhadaapós a chuva. E, ainda que poucos tenham realmente provado terra para saber seu sabor, essa lembrança olfativa muitas vezes se manifesta no paladar de certos alimentos, como a beterraba e a cúrcuma.

O composto orgânico responsável tanto por este aroma quanto pelo sabor é a geosmina, também presente em temperos como o orégano e em algumas espécies de peixes de água doce. Embora o gosto ainda provoque estranhamento em alguns paladares, mixologistas de São Paulo têm mostrado que é possível equilibrar esses ingredientes em coquetéis surpreendentemente harmônicos.

Inspirados pelo solo que nos nutre, alguns apostam também em insetos, como a formiga-limão, para trazer notas ácidas às criações. Outros exploram infusões com casca de cacau, outro elemento terroso, ou casca de carvalho — garantindo um leve toque defumado às bebidas.

Em homenagem à nova edição da Harpers Bazaar Interiors Brasil, que propõe reflexões em torno do elemento terra, sugerimos uma lista de coquetéis inspirados nesse tema. Veja cinco bares para provar esses drinques.

Bar dos Arcos

Virado – cordial de beterraba, vodca e vinho branco.

Terra: Drinques

Virado – Foto: Divulgação

Vacante – vodca infusionada em casca de carvalho americano, xarope de cambuci e cítricos.

Drinques Terra

Vacante – Foto: Divulgação

No Bar dos Arcos, casa no subsolo do Theatro Municipal de São Paulo, um leve sabor de beterraba pode ser sentido no Virado, drinque criado pela mixologista Mia Rossi, composto por vodca, cordial (uma espécie de xarope) de beterraba e vinho branco. Toda a carta do lugar segue momentos que marcaram as apresentações no Theatro Municipal. Para o Virado, Rossi se baseou no show de Miles Davis, que se apresentou ali em 1974, de costas para a plateia. O bar também serve o Vacante, criado com a junção de vodca infusionada em casca de carvalho americano, xarope de cambuci e cítricos.

Praça Ramos de Azevedo, s/n – subsolo do Theatro Municipal, República, São Paulo

@bardosarcos

Santana Bar

Melhor da Noite – cordial de beterraba, uísque bourbon e bitters de laranja.

Melhor da Noite

Melhor da Noite – Foto: Divulgação

Gabriel Santana, mixologista por trás do bar que leva seu sobrenome, propõe o Melhor da Noite, também feito com cordial de beterraba, uísque bourbon e bitters de laranja. O drinque é preparado pelo chef de bar Vinicius Demian e é um ótimo coquetel que junta o sabor da beterraba com o também característico sabor do bourbon. A bebida ainda leva um frescor frutado por causa do dos bitters de laranja.

Rua Joaquim Antunes, 1.026 – Pinheiros, São Paulo

@_santanabar

Amazo

Amazônico – pisco, cachaça, calda de capim-santo, abacaxi, limão e formiga-limão.

Amazônico

Amazônico – Foto: Luiz Morales

O restaurante do chef peruano Enrique Paredes se pauta pela culinária de seu país e explora também os sabores amazônicos. Dos coquetéis da carta, o Amazônico chama a atenção: finalizado com formiga-limão, é feito com pisco peruano, cachaça envelhecida, calda de capim-santo, abacaxi e limão.

Rua dos Guaianazes, 1.149 – Campos Elíseos, São Paulo

@amazoperuano

Kotchi

O-Karê Fashioned – cúrcuma, bourbon e bitter angustura.

O-Karê Fashioned

O-Karê Fashioned – Foto: Divulgação

A carta de drinques é assinada pela mixologista argentina Inés de los Santos, que também assina o cardápio do Conchinchina Bar, em Buenos Aires, casa que figura na lista das 50 melhores do mundo. No bar paulistano, ela desenvolveu o O-Karê Fashioned, drinque que leva bourbon, açafrão da terra e angostura bitter.

Rua Padre João Manuel, 1.231 – Jardins, São Paulo

@kotchibar

Tuy Cocina

La Formiga – bourbon, suco de toranja, jerez, mel, bitters de cacau e formiga-limão.

La Formiga

La Formiga – Foto: Rubens Kato

Nos Jardins, o restaurante traz em seu menu o La Formiga. O coquetel junta uísque bourbon, suco de toranja, jerez, mel e bitters de cacau, sendo finalizado com formiga-limão, que ajuda a dar uma acidez pronunciada à criação.

Rua Padre João Manuel, 1.156 – Jardim Paulista, São Paulo

@tuycocina