
Foto: Camilla Glorioso
Num momento em que o imediatismo domina grande parte das produções contemporâneas, aquilo que exige tempo torna-se objeto de desejo. Nesse contexto, espaços como a Fondazione Dries Van Noten surgem para reafirmar o papel do gesto humano. A nova instituição será inaugurada em Veneza, na Itália, com o objetivo de preservar e reinventar o ‘fazer’.
Sediada no histórico Palazzo Pisani Moretta, um palácio veneziano do século 15 localizado no Canal Grande, a fundação nasce com a ideia de celebrar diferentes expressões culturais, como artes visuais, moda, design, arquitetura e mais. A proposta é, também, oferecer uma programação robusta que inclui exposições, talks e abordagens multidisciplinares.

Foto: Camilla Glorioso
A abertura está prevista para abril de 2026 e o palácio passará por um processo de restauração liderado pelo arquiteto Alberto Torsello. Paralelamente, a Fondazione Dries Van Noten ocupará um segundo endereço, o Studio San Polo, que abrigará obras e projetos complementares. Reimaginado pela arquiteta Giulia Foscari, o espaço terá caráter experimental, voltado a iniciativas mais dinâmicas e informais.
Quem é Dries van Noten?
Formado pela Royal Academy of Fine Arts, o estilista belga apresentou sua primeira coleção na London Fashion Week, em 1986, quando integrava o coletivo de designers Antwerp Six. Ao longo de quatro décadas, van Noten construiu uma trajetória marcada pela abordagem independente, pela fusão de texturas e estampas e pelo caráter artesanal de suas criações.

Dries van Noten – Foto: Camilla Glorioso
O último desfile que van Noten apresentou como diretor criativo de sua marca homônima foi em março de 2024, durante a Paris Fashion Week, com a coleção feminina de primavera-verão. Entre as coleções de destaque, vale citar a primavera-verão 2005 — na ocasião, as modelos desfilaram looks fluidos e estampados e uma longa mesa foi a passarela.
Mesmo após anunciar a saída da direção criativa, o designer não pensa em se aposentar. A ideia é não ficar parado, mas sim deslocar o foco do produto para o processo. A fundação é pensada, então, como uma nova etapa em sua trajetória criativa, agora dedicada ao trabalho artesanal em sentido ampliado.

