Pela primeira vez em São Paulo, a mostra EUmies Awards desembarca no Pavilhão da Oca, no Parque Ibirapuera, como parte da 14ª Bienal de Arquitetura. Em cartaz entre os dias 18 de setembro e 19 de outubro de 2025, a exposição reúne vencedores e finalistas do Prêmio Mies van der Rohe — uma das distinções mais importantes da arquitetura contemporânea europeia. Com curadoria de Anna Sala, o EUmies Awards busca promover um encontro entre práticas arquitetônicas do Brasil e da Europa.
A expografia, assinada por Thiago de Andrade do escritório Atelier Paralelo, propõe uma narrativa que atravessa fotografias, textos, vídeos e desenhos, representando arquiteturas europeias que se destacam pela beleza, sustentabilidade e inclusão. São vinte painéis, entre os dois vencedores e os sete finalistas, que revelam como a arquitetura também pode ser um instrumento de transformação social.
Além da exposição, a programação prevê momentos de debate sob a curadoria de Laurent Troost. O talk “Diálogos UE-Brasil: Futuros da Aprendizagem, Cultura, Circularidade e Patrimônio” reunirá, no dia 11 de outubro, nomes como Gustav Düsing & Max Hacke, Matheus Seco, Elena Orte, Carlos Alberto Maciel, Florian Foerster, Gloria Cabral, Amélie Tavella e Adriano Mascarenhas. Confira, abaixo, os finalistas do prêmio:
- Plato Contemporary Art Gallery – KWK Promes, Ostrava, República Tcheca
- Study Pavilion on the Campus of the Technical University of Braunschweig – Gustav Düsing & Max Hacke, Braunschweig, Alemanha
- Reggio School – Andrés Jaque, Madrid, Espanha
- Rebirth of the Convent Saint‑François – Amelia Tavella Architectes, Córsega, França
- Häge in Lund – Brendeland & Kristoffersen Architects, Lund, Suécia
- Gabriel García Márquez Library – SUMA Arquitectura, Barcelona, Espanha
- Square and Tourist Office, Piódão – Branco del Rio, Piódão, Portugal