Muita gente que assistiu ao desfile da Louis Vuitton, na semana passada, deve estar se perguntando: mas por que o Pharrell Williams foi parar em Mumbai? A verdade é que o centro financeiro indiano tem chamado a atenção de muitos criativos e investidores.
De acordo com o Instituto de Pesquisa Hurun, a cidade ultrapassou Pequim como a cidade mais rica da Ásia, com 92 bilionários, e essa concentração de riqueza está cultivando uma nova onda de colecionadores de arte e design: em 2023, o valor da arte vendida em leilão na Índia atingiu o recorde de US$ 183 milhões.
Não à toa, Nina Yashar, ícone do mercado de design milanês, já garantiu um espaço “pop-up” dentro da Nilaya Anthology — loja local que exibe peças de edição limitada de mais de 90 estúdios, ressaltando o poder dos trabalhos artesanais.
Enquanto a Art Mumbai só promete crescimento, a cena de galerias locais também está em expansão: vale notar espaços como o Jhaveri Contemporary e o Nature Morte, além do DAG, fundado em Delhi, e do Experimenter, fundado em Calcutá.
Localizada no centro histórico de Mumbai, a Aequo é uma galeria de design colecionável recém aberta em Mumbai que apresenta obras que unem inovação com técnicas tradicionais — pense em bordados, carpintaria, papel machê e prataria. Entre os artistas representados, está o Humberto Campana que desenhou, com exclusividade para a galeria, o gabinete Atuxuá. “Esse gabinete recebe o nome de máscaras indígenas brasileiras utilizadas em rituais de cura e celebra a palha Sabai, nativa da Índia”, explica Humberto sobre o trabalho que combina tradição e modernidade.
Convidamos Tarini Jindal Handa, idealizadora da galeria da Aequo, para dar algumas dicas da cidade que promete entrar também no seu radar! Confira:
1. Nilaya Anthology

Nilaya Anthology – Foto: Divulgação
A loja exibe peças de edição limitada de mais de 90 fabricantes e estúdios, ressaltando o poder dos trabalhos artesanais. Ícone do mercado de design milanês, Nina Yashar estreou uma “pop-up” dentro do espaço.
2. Jhaveri Contemporary

Jhaveri Contemporary – Foto: Divulgação
Das irmãs Amrita e Priya, a Jhaveri Contemporary representa artistas da diáspora sul-asiática, de diferentes gerações, representando figuras conhecidas como Simryn Gill e Lubna Chowdhary.
3. Bombay Canteen

Bombay Canteen – Foto: Divulgação
Uma celebração da cozinha indiana reinventada, servida em ambiente vibrante com ar vintage. Os pratos regionais ganham releituras surpreendentes.
4. Masque

Masque – Foto: Divulgação
Alta gastronomia com foco em ingredientes locais e menu degustação sazonal. Um dos restaurantes mais inovadores de Mumbai.
5. Bar Paradox

Bar Paradox – Foto: Divulgação
Misterioso, o novo bar da cidade aposta em mixologia criativa e atmosfera intimista.
6. Subko
Templo do café artesanal em Mumbai, com torrefação própria e foco em sustentabilidade. Serve também pães e viennoiseries incríveis.
@subkoroasters
7. Nandan Coffee

Nandan Coffee – Foto Divulgação
Novo favorito dos amantes do café especial. Minimalista e sofisticado, valoriza grãos indianos em torrefações cuidadosas.

