
Foto: Divulgação
Aos 74 anos, o arquiteto paulistano Isay Weinfeld ostenta criações que não se limitam ao seu campo de atuação, atravessando também referências sobre design, artes visuais, cinema e fotografia. Num momento de retomada de seu DNA multidisciplinar, o Instituto Tomie Ohtake revisita as cinco décadas da trajetória do arquiteto na mostra Etcétera.
Com curadoria de Agnaldo Farias e catálogo fotográfico de Bob Wolfenson, a mostra reúne cerca de 180 itens, entre maquetes, móveis, joias, documentos e muito mais. Esse conjunto diverso (até a moda marca presença!) revela um Weinfeld com aptidão natural para a criação e que dispensa rótulos.
Farias observou que, antes de ingressar na arquitetura, Weinfeld acessava seu lado criativo por meio da música e do cinema. Essa prática multidisciplinar aparece em obras como Incredulidade e na série fotográfica que originou o livro Isay W. Para a série, o arquiteto passou dez anos registrando fragmentos de São Paulo, como placas, grafites, arquiteturas e outras cenas cotidianas.
Já no design, criou um sistema modular para a Dpot, chamado de Farmacinha, que permite diversas adaptações. A série IW Filmes, desenvolvida ao longo de doze anos, apresenta curtas de obras individuais do escritório de Weinfeld com músicas escolhidas por ele mesmo.

Farmacinha – Foto: Divulgação
Na arquitetura em si, a ausência de um estilo fixo fica evidente no diálogo entre obras distintas. A escada caracol da Casa Cubo é exibida ao lado de outras seis escadas desenhadas pelo arquiteto. O hotel Fasano Fazenda Boa Vista também integra a exposição, assim como o conjunto residencial Bem Viver Marquês de Itu, desenvolvido para o programa habitacional Minha Casa, Minha Vida. Localizado em frente ao Minhocão, o edifício é organizado em quinze pavimentos e se destaca pelo degradê azul da fachada.

Foto: Fernando Guerra
A projeção internacional do arquiteto também integra a exposição: Weinfeld tornou-se o primeiro brasileiro a assinar projetos em Nova York desde Niemeyer. Na mostra, o destaque é o edifício The Elisa, representado através de uma maquete volumétrica que reproduz a quadra na qual ele é localizado.

The Elisa – Foto: Divulgação
Etcétera
Data: 05/03 a 17/05
Local: Instituto Tomie Ohtake
Endereço: Avenida Faria Lima, 201 – Pinheiros, São Paulo

