
Loja Flavia Aranha – Foto: Divulgação
Hello Flippers! Frequentadora assídua de Paraty desde os anos 1980, Karina Mota divide com a Interiors suas dicas da cidade para quem vai visitar a Flip ou programa um refúgio em outros momentos do ano. Afinal, a cidade litorânea oferece natureza exuberante, arte, design, arquitetura histórica e única, boa gastronomia e muita literatura. “Minha família é caiçara, de Paraty e da Ilha do Araújo. Eu cresci no interior, mas tenho uma relação muito forte com Paraty e parte da minha família vive lá até hoje!”, explica.
Quer fazer compras? O artista Bruno Brito acaba de abrir uma loja nova da Arado onde você poderá conferir objetos que nasceram de sua pesquisa em torno da cultura popular brasileira. Se você busca objetos charmosos e autorais para sua casa, vale passar na Canoa Arte Indígena e na Refil Paraty.
Faça reserva em restaurantes clássicos como o Refúgio e se delicie com as criações de Bel Amaral, mas não abra mão de dicas locais: tome açaí na Manuê. Para fugir do badalo, a dica é almoçar no Jereré Gastrobar ou pegar uma “brisa” até o Gastromar. Os bons drinks ficam por conta do Bar Atlântico e a experiência gastronômica mais inusitada te espera no Pupus Panc.
Confira, abaixo, as dicas de Karina.

Loja Flavia Aranha – Foto: Divulgação
Loja Flavia Aranha
Busque as roupas lindas de tingimento natural na loja da Flavia Aranha. Durante a Flip, a casa histórica com chão de areia vai receber a programação do coletivo Sete Selos Editoras + Supersônica + Megafauna e Gama.
Canoa Arte Indígena
Procure pela seleção incrível de cestarias, redes e objetos para casa.
Refil Paraty
Invista em móveis e objetos autorais com detalhes locais.
Casa do Arado
Visite a loja do Arado e confira a pesquisa do artista Bruno Brito sobre a cultura popular brasileira.

Camarão VG à provençal com molho bisque e pão de campanha tostado do Bar Atlântico – Foto: Laís Acsa
Bar Atlântico
Tome drinks autorais (com ou sem álcool) e se delicie com o ceviche de peixe do dia com milho tostado ou o polvo grelhado com purê de batatas mornas e azeite de chouriço do Bar Atlântico.
Pupus Panc
Confira a assinatura gastronômica impecável que imclui plantas alimentares não convencionais no Pupus Panc.
Gastromar
Pegue o barco gratuito “Brisa” para fugir em busca de uma tarde de vieiras e vinho branco no Gastromar. A chef Gisele Schmitt tem também um restaurante flutuante, passeio único com chef à bordo e lança livro de gastronomia na 23ª Flip.
Manuê
“Pague” de local e peça por açaí, bolo, suco natural e lanches no Manuê.
Jereré Gastrobar
Fuja do centro histórico e faça um passeio delicioso até o Jereré Gastrobar para almoçar.
Refúgio
Peça um vinho branco e se delicie com as criações de Bel Amaral e a recepção simpática da querida Manoela Amaral e sua irmã Isabela.

Pousada Literária – Foto: Divulgação
Pousada Literária
O melhor lugar para se hospedar, dentro da cidade histórica, é a Pousada Literária. Precisa de uma massagem entre uma conversa e outra? O spa estará aberto ao público durante a Flip.
Aldeia Rizoma
Se você prefere um pouco de isolamento, não deixe de dormir nas casas projetadas por Marko Brajovic onde a natureza e a arquitetura estão em perfeita sintonia. Durante a Flip, a Aldeia oferecerá brunch com sound healing.