
”Coleção 1” – Foto: Divulgação
O designer Luccas Iatauro acaba de retornar de Nova York, onde apresentou sua primeira coleção, intitulada “Coleção 1”, na feira de design Collectible.
Para Iatauro, estrear fora do Brasil foi uma surpresa. Em entrevista à Interiors, ele conta que inscreveu uma de suas peças na categoria Curated, mas acabou recebendo outro espaço para expor a primeira coleção. “Eu entendo que tenha uma questão até de menosprezar o mercado brasileiro e dar uma importância maior para o mercado gringo, mas nesse caso foi mais uma questão de oportunidade — e eu achei que deveria aproveitar”, reflete.
Na “Coleção 1”, o designer focou em questionar ideias binárias em diálogo com a natureza. “Eu descobri que grande parte das frutíferas que a gente consome têm um macho, uma fêmea e uma planta hermafrodita, nativas da espécie delas. O que isso significa? Normalmente o macho teria que polinizar a fêmea e só a fêmea daria o fruto. Já a planta hermafrodita se autopoliniza e também dá o fruto”, explica Iatauro. A partir dessa pesquisa, ele explorou tanto a materialidade quanto as formas das peças, investindo em elementos biomórficos, vulvares e fálicos.
Três móveis foram apresentados ao todo: a mesa lateral ML 1, a Cadeira 1 e a Mesa baixa 1. Sobre a última peça, o designer conta que as figuras em aço são referências diretas à pesquisa feita para a coleção. “E PUUPA vem de casulo, então tem essa pira de biologia. (…) Eu queria também invocar um movimento nas peças, como se fossem bichinhos crescendo e fazendo parte desse universo.” A marca carrega, logo no nome, ideias de metamorfose e transmutação.
Os materiais — couro, aço e madeira jatobá — também foram misturados com o intuito de dialogar com a proposta da marca: os elementos se encaixam e “penetram” como uma forma de explorar a unidade e a pureza dos materiais. “Por isso que eu fiz questão de uma das cadeiras ser em couro cru, sem tratamento algum”, explica.
Iatauro, que tem formação em artes plásticas, pretende lançar a marca também em solo brasileiro — seu estúdio será na Barra Funda, em São Paulo, e já está sendo reformado. As primeiras peças da PUUPA podem ser adquiridas pelo site da marca, o puupa.design.