
Daniel Skowronsky e Régis Montagna
Olhar para as cidades como fonte de inspiração. Esta foi a sacada que Daniel Skowronsky e Régis Montagna, sócios da Nirin, consultoria de branding brasileira, tiveram depois de visitar Copenhague, na Dinamarca. Com clientes de peso incluindo projetos imobiliários como o Serena, assinado por Isay Weinfeld, e a construtura e incorporadora Plaenge, Daniel e Régis resolveram fazer um grande catálogo de inspiração em torno do way of life nórdico – ressaltando o olher preciso voltado para arquitetura, design, arte, gastronomia e moda.
O sucesso foi tamanho que a dupla decidiu que a partir de agora tomará uma cidade modelo como estímulo para pesquisar outras formas de viver. A segunda eleita é Zurique alinhada a reflexões que combinam tradição e inovação, passando mais uma vez pela arquitetura, mobilidade e um estilo de vida que valoriza a qualidade e a simplicidade. Para ampliar as discussões, a Nirin convidou o arquiteto Angelo Bucci e Beta Germano, editora chefe da Harper’s Bazaar Interiors, para apresentar suas impressões sobre a cultura Suiça em evento organizado na semana passada na Soho House.

Panorama de tendência em torno de Zurique
Entre os destaques da noite, estavam o contemporâneo e rigoroso design gráfico suíço, além marcas icônicas como a Vitra e seu lendário campus com prédios assinados por Zaha Hadid, Tadao Ando, Herzog & de Meuron, SANAA, Alvaro Siza, entre outros.
Beta trouxe um breve histórico sobre a Art Basel – uma das mais poderosas e antigas feiras de arte do mundo – e a Hauser & Wirth, galeria suíça que representa o espólio de artistas como Louise Bourgeois, Philip Guston, Eva Hesse, Max Bill, Alexander Calder, Hans Arp, John Chamberlain, Piero Manzoni, entre outros. Eles trabalham, ainda, com Cindy Sherman, Lorna Simpson, George Condo, Jenny Holzer , Pierre Huyghe, Pipilotti Rist e Anna Maria Maiolino. Beta destacou, ainda, o Vale Engadina – um lugar que atraí artistas pela beleza da paisagem e colecionadores pelo turismo de luxo. Em 2019 a região ganhou, ainda, Museu Susch – espaço inaugurado pela colecionadora polonesa Grazyna Kulczyk e dedicado ao estudo e mostras de artistas mulheres. Localizado entre as ruínas de uma antiga casa paroquial, hospício e edifício que fazia parte de um mosteiro rural fundado em 1157, o museu foi restaurado pelos arquitetos Chasper Schmidlin e Lukas Voellmy que optaram por deixar os elementos de rocha natural da montanha expostos, tanto dentro quanto fora do museu.

Angelo Bucci

Beta Germano
Além de ressaltar a força e rigor da Vitra, ela lembrou que os estudantes de design de produto suíços estão sempre nos holofotes durante a Semana de Design de Milão, ressaltando projetos da Ecal ( École cantonale d’art de Lausanne) como o da coleção composta por peças feitas de material biodegradável comprimindo. Quando são submersos em água, elas se expandem e se transformam em móveis e decoração funcionais. Há uma preocupação, aqui, com a sustentabilidade não só pela escolha do material que pode ser decomposto por microrganismos vivos, mas também pelo processo de armazenamento e transporte das peças.
Ao apontar para uma série de espaços de wellness, assinados por grandes arquitetos, em torno das águas termais suíças, Beta lembrar que o país está entre placas tectônicas que formam os Alpes e por onde jorram fluxos de águas quentes e ricas em minerais. Angelo Bucci aproveite o ensejo para comentar sobre um dos maiores marcos da engenharia humana localizados na Suíça, o túnel de base de São Gotardo. Maior túnel ferroviário do mundo, ligando Erstfeld e Bodio, tem um total de 153,5 km entre poços e passagens. Com infraestrutura que levou perto de duas décadas a ficar concluída, o Gotthard vai até 2,3 quilómetros debaixo de terra, com as rochas a atingirem temperaturas até aos 46 graus. Angelo apresentou, ainda, o projeto do edifício que desenhou no sul da Suíça e fez uma comparação inusitada entre o país e o estado de Minas Gerais.
Estamos ansiosos para saber qual será a próxima urbe a iluminar as pesquisas da Nirin e seus clientes!

Art Basel

Obra do artista Not Vital no Vale Engadina

Museu Vitra assinado por Frank Gehry

Termas de Vals, na Suíça, projetada por Peter Zumthor

Túnel de base de São Gotardo pintado por William Turner