
Carlos Lemos – Foto: Divulgação
Com uma carreira que atravessou boa parte do século XX, Carlos Alberto Cerqueira Lemos foi um dos nomes que ajudaram a moldar a paisagem cultural e urbana de São Paulo. Arquiteto, artista plástico e professor, Lemos também participou de importantes contribuições em prol da valorização e preservação do patrimônio histórico.
Entre 1952 e 1957, dirigiu o escritório de Oscar Niemeyer na capital paulista e coordenou a construção do edifício Copan, símbolo da verticalização e da arquitetura moderna em São Paulo. Integrou também a equipe responsável pelo projeto do Parque Ibirapuera, no qual atuou como arquiteto junior.
Em 1964, projetou o edifício do Bradesco no centro de São Paulo, que viria a ser tombado pelo CONPRESP (Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo) por seu valor arquitetônico. Como pintor, Lemos participou de edições da Bienal de São Paulo e realizou uma exposição individual em comemoração aos seus 70 anos na Pinacoteca.
Também foi o primeiro diretor técnico do CONDEPHAAT, além de conselheiro do IPHAN e do CONPRESP. Nesses cargos, lutou pela proteção de bens arquitetônicos e culturais quando o tema ainda era pouco discutido no país.