Foto: Pixabay

Por Daniela Houck

Como blindar o organismo dos pequenos e deixá-los mais saudáveis? Inclua sempre que possível um vegetal verde-escuro (espinafre, brócolis, couve, acelga, mostarda), pois são ricos em ácido fólico e vitamina B9, que auxiliam na formação dos glóbulos brancos, principais mecanismos de defesa do corpo. Além disso, conservam as células de defesa do intestino, principal canal de agentes patogênicos em crianças.

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Ofereça também frutas frescas pelo menos duas vezes ao dia, dando preferência às ricas em vitamina C, como laranja, acerola, kiwi, limão, goiaba, tangerina, maracujá, caju, limão, mamão e morango, que são ricas em antioxidantes que evitam a ação dos radicais livres, responsáveis pelo enfraquecimento das células.

Tenha no pratinho uma opção de leguminosas, como feijão, ervilha, lentilha, grão-de-bico, vagem e soja – ricas em zinco e selênio, os quais têm importante papel na defesa do organismo. Também dá para servir alternadamente com outros tubérculos, o inhame, que possui ação antiinflamatória e ajuda a eliminar toxinas do corpo, riquíssimo em vitamina C e minerais, como ferro e magnésio.

Por fim, prefira os alimentos in natura e as receitas caseiras, evitando os industrializados. Tome cuidado com o excesso de açúcar e com os sucos de caixinha, use temperos frescos, a exemplo do alho, da cebola, do açafrão e da salsinha. E capriche na hidratação dos pequenos.