Crianças são naturalmente curiosas e cheias de vontade de aprender, o que as motivam e as impulsionam a descobrir coisas novas. E mergulhar no universo da ciência tem papel fundamental no desenvolvimento dos pequenos, proporcionando base sólida para o conhecimento e para a exploração por meio da observação, da experimentação e do questionamento.
De acordo com a professora da educação infantil da Escola Cláritas, Gabriela Monteiro Cardoso, para despertar o interesse da turma kids é preciso abordar o tema de forma lúdica e divertida. “Podemos incentivar a leitura de livros sobre o tema – e que tenham muitas ilustrações –, os jogos on-line, os vídeos interativos, os passeios culturais e a própria experimentação.” Ou seja, o ideal é investir em atividades e em ações que despertem a busca por respostas. “E não é necessário sair de casa para ter um momento científico bacana. Há sites específicos e canais no YouTube, que ensinam os primeiros passos no campo das ciências, alguns deles contam até com experimentos fáceis e seguros, que podem ser replicados no ambiente doméstico (sempre sob a supervisão de um responsável)”, sugere a professora.
Na escola, o assunto também deve ser abordado de uma forma intuitiva. O planejamento de aulas é importante para que o educador consiga usar diferentes recursos, que chamem a atenção do aluno. “Na educação formal, uma simples ida ao jardim pode se transformar em uma aventura, com a possibilidade de observação dos processos naturais in loco, como, por exemplo, a metamorfose das borboletas”, conta Gabriela.
Os livros são ótimos aliados para tomar gosto pela ciência. É importante procurar por histórias apropriadas para a faixa etária das crianças e que abordem pautas científicas de forma interessante e acessível. Anote aí algumas escolhas que prometem agradar as mentes curiosas!
- O livro dos porquês – Editora Companhia das Letrinhas, de Silvia Castrillón
A obra explora diversas perguntas sobre o mundo e oferece respostas científicas descomplicadas. “Por que as aranhas fazem teias?”, “Por que a Terra é o único planeta conhecido com vida?”, “Por que lembramos e esquecemos?” – essas e outras questões são respondidas de maneira divertida e didática.
2. A Casa dos Pequenos Cientistas – Experiências interessantes para você mesmo fazer
A história acompanha um grupo de pequenos cientistas que viaja pelo mundo em uma casa móvel. Em cada lugar, eles enfrentam desafios intrigantes, como encontrar um elefante com dor de dente ou o desaparecimento de um documento. Para solucionar os mistérios, eles realizam experiências interessantes, que os leitores podem reproduzir em casa ou na escola.
3. O Grande Livro das Ciências – Manual do Mundo (2019)
Com ilustrações engraçadas, a obra traz informações sobre diversos temas científicos, incluindo universo, a química, a eletricidade, o corpo humano e os ecossistemas. Revisto e atualizado pelo Manual do Mundo, o livro mantém o caráter investigativo ao abordar os conceitos científicos sem firulas.
4. Cientistas: 50 Mulheres que Mudaram o Mundo, Raquel Ignotofsky (2017)
O livro destaca mulheres cientistas notáveis ao longo da história, incluindo as pioneiras nas áreas da tecnologia, da engenharia e da matemática. Com belas ilustrações e infográficos, o livro apresenta equipamentos de laboratório, estatísticas e glossário científico.