
Por Érika Masckiewic (@mae_corujadedois)
A cozinha exerce um poder mágico sobre as crianças. É nela que criamos memórias afetivas para a vida toda: um almoço com os avós, jantar com os amigos ou até mesmo um bolo de chocolate de aniversário. E qual criança não gosta de colocar a mão na massa junto com os pais?
A cozinha é também um ambiente acolhedor, que aproxima a família. Sem contar que a culinária ajuda também no carácter pedagógico, como cálculos de porções e medidas e, também, a interpretação de texto. “Muito além do aprendizado das receitas, cozinhar com as crianças agrega resultados positivos tanto para a formação como também para a vivência familiar”, afirma a chef Paula Weber, autora do livro Família CUCA na Cozinha.
O ato de preparar a própria comida também abre portas para o universo da alimentação saudável e seus nutrientes. Quando a criança manipula as verduras, legumes e frutas, fica mais fácil aceitá-las e inseri-las em seu cardápio. De acordo com a chef, ao aprender a cozinhar, os pequenos eliminam suas resistências e começam a experimentar sabores e ingredientes que, normalmente, recusam sem ao menos provar.
E essa paixão pela gastronomia também ganhou adeptos após a onda de programas especializados em culinária infantil, como MasterChef Junior e Tem Criança na Cozinha, do canal Gloob.
Pensando nisso, selecionamos alguns itens que são a cara da criançada. Fica a dica para o presente de Dia das Crianças. Confira!