Foto: Ninu/Divulgação

Por Ana Davini

Se a prática das atividades físicas já é importante para as crianças no dia a dia, torna-se ainda mais vital em uma situação de confinamento. Os benefícios são inúmeros: desenvolvimento motor, bem-estar emocional, controle do peso e diversão. Descubra algumas possibilidades para fazer em casa durante a quarenta, mas lembre-se de que tudo deve ser feito de forma lúdica, sem roteiros ou padrões sistemáticos.

Ioga

A técnica milenar é uma das mais eficazes para conter a ansiedade, manter a concentração e movimentar-se. Mas vai muito além. Para as crianças, também pode ajudar no aumento da consciência corporal, ânimo, autoestima, autoconfiança, positividade e força de vontade, no respeito aos limites, fortalecimento de músculos e ossos, correção postural, desenvolvimento de coordenação motora, criatividade e imaginação, domínio dos pensamentos, emoções e atitudes, disciplina, autoanálise, e diminuição do estresse. Veja uma aula que a professora Pri Leite criou especificamente para os pequenos no Youtube.

SIGA A BAZAAR KIDS NO INSTAGRAM

Pular corda

Também perfeitamente possível de fazer em casa, em qualquer cantinho, pular corda é um exercício divertido para as crianças, que podem praticar sozinhas ou envolver pais e irmãos. Entre as inúmeras vantagens estão gerar resistência e flexibilidade, perder calorias, liberar adrenalina, desenvolver tanto reflexos quanto o equilíbrio e a coordenação motora e ainda superar limites. Além disso, a atividade permite uma série de manobras – dá para agachar entre uma volta e outra, girar, sair e retornar.

Bike Indoor

Mesmo se a praia das crianças for pedalar, elas não precisam abandonar durante a quarentena. Acessórios permitem colocar as suas bicicletas dentro de casa e sentir-se indo longe, seja ouvindo música ou vendo algo na TV. Um dos mais bacanas é o rolo de treino. Há vários tipos e formas, a começar pelo rolo solto, que permite pedaladas mais naturais e é composto por três cilindros dispostos em uma armação de metal. A roda traseira fica sobre dois deles e a dianteira sobre um. Vale deixar perto de algum apoio para as crianças subirem e descerem em segurança.

Fotos: Divulgação